Tasc
Pesquisas Acadêmicas: Tasc. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kstrof • 21/4/2014 • 3.394 Palavras (14 Páginas) • 450 Visualizações
Campinas, SP
Publicação. 12/06/2013
3° Semestre. 2013
Etapa 1
“Cine Social: Uma reflexão sobre as organizações sociais no Brasil”.
Introdução
O grupo optou por assistir três documentários, acreditamos que eles tenham algo em comum, pós ambos retratam as dificuldades de quem moram em uma favela passa fome, e muitas vezes entram no mundo do crime por acreditarem que não tem outra opção: Filmes retratado.
5X favela (agora por nós mesmos). Direção de Wagner Novais, Rodrigo Felha,
Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra, Manaíra Carneiro, 2010.
Ficha técnica: 5x Favela, Agora por nós Mesmos
Título original: (5X Favela – Agora Por Nós Mesmos)
Gênero: Drama
Duração: 101 min.
Classificação indicativa:
Ano de lançamento: 2010 (Brasil)
Sinopse:
O longa reúne cinco episódios, de aproximadamente 20 minutos cada, que tratam diferentes aspectos da vida em suas comunidades. Em 'Fonte de Renda', Maicon (Sílvio Guindane) passa no vestibular, mas não consegue arcar com as despesas com livros, alimentação e transporte. Ele fica tentado, então, a vender drogas para estudantesda faculdade para conseguir pagar suas contas. O segundo episódio, 'Arroz e Feijão', conta a história de uma família que come todo dia o famoso prato brasileiro e, no aniversário do pai, o filho Wesley (Juan Paiva) tenta comprar um frango de presente. Na terceira história do longa, 'Concerto para Violino', três pessoas fizeram pacto de amizade na infância e, vinte anos depois, Jota (Thiago Martins) trabalha para o tráfico das drogas, Ademir (Samuel de Assis) se tornou policial e Márcia (Cintia Rosa) uma violinista. Em 'Deixa Voar', Flávio (Vítor Carvalho) deixa a pipa de seu amigo cair na favela rival e precisa ir buscá-la. Por fim, 'Acende a Luz', conta a história de uma véspera de natal sem luz no morro. O cineasta Cacá Diegues, que dirigiu o original 'Cinco Vezes Favela', de 1961, organizou oficinas profissionalizantes de audiovisual em comunidades cariocas e jovens cineastas treinados e capacitados puderam mostrar o olhar do moradores de favelas em um longa-metragem. Projetos como a CUFA, da Cidade de Deus, o Nós no Morro, do Vidigal, o Observatório de Favelas, do Complexo da Maré, e o Afro Reggae, de Parada de Lucas, participaram da produção do filme.
LIXO extraordinário. Direção de Lucy Walker e Karen Marley, 2010.
Ficha técnica: Direção: Lucy Walker,
Codireção: João Jardim, Karen Harley
Produção: Angus Aynsley, Hank Levine
Co-produção: Peter Martin
ProduçãoExecutiva: Fernando Meirelles, Miel de Botton Aynsley, Andrea Barata Ribeiro, Jackie de Botton
Música: Moby
Edição: Pedro Kos
Direção de Fotografia: Dudu Miranda
Codireção de Fotografia: Heloisa Passos, Aaron Phillips
Mixagem de Som: Aloysio Compasso, José Lozeiro
Duração: 99 minutos
Formato: RAIN
Som: Dolby Digital 5.1
Janela: 1:85
Sinopse: Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
GARAPA. Direção de José Padilha, 2009.
Ficha técnica:
Título original: Garapa
Gênero original: Garapa
Duração: 110 min.
Lançamento (Brasil): 2009
Distribuição: Downtown Filmes
Direção: José Padilha
Assistente de direção: Alexandre Lima
Roteiro: José Padilha e Felipe Lacerda
Produção executiva: James D’Arcy, Mariana Bentes.
Sinopse: Segundo a ONU, mais de 920 milhões de pessoas sofrem de fome crônica no mundo. Osignificado desses números depende da nossa compreensão do que significa passar fome. Geralmente, os meios de comunicação discutem a fome a partir de uma perspectiva macroscópica. Fornecem-nos números e debates sobre as suas causas ambientais, geográficas, econômicas e políticas. No entanto, nos deixam sem saber como vivem as pessoas que passam fome. Para que se possa compreender o real significado da fome, é necessário conviver com as pessoas que lutam contra a própria fome por algum tempo. É necessário acompanhar o seu dia a dia. Foi isso que fizemos durante as filmagens de GARAPA. O nosso objetivo é permitir que as pessoas interessadas em entender e combater a desnutrição crônica, e também o público em geral, possa conhecer a fome de perto. Acreditamos que quem conhece a fome de perto não consegue ficar indiferente a ela.
Reflexão do Grupo
.
Assistindo os filmes e analisando chegamos a algumas conclusões que vamos expor ao logo desse trabalho. Em nossa opinião o filme 5X favela procura retratar o seu próprio cotidiano, suas lutas e suas dificuldades, o filme retrata a realidade vivenciada por milhões de jovens deste Brasil, seja em cidade grande ou pequena, o sofrimento
...