Tata
Casos: Tata. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taysa35 • 20/3/2015 • 772 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
Esta etapa é importante para que você leia, reflita e debata textos relacionados aos problemas sociais, um dos objetos de estudo da Antropologia. Desta forma, você também elaborará parte do referencial teórico que fundamentará a confecção de seu manual. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler e debater coletivamente o livro:
•
JESUS, C. M. de. Quarto dedespejo: diário de uma favelada. 9. ed. (Coleção Sinal Aberto). São Paulo: Editora Ática, 2007.
Passo 2 (Equipe) Ler e debater entre o grupo os artigos acadêmicos:
•
YAZBEK, Maria Carmelita. O Serviço Social e a Pobreza. 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012. MACHADO, Graziela Scheffer. O Serviço Social nas ONGs no campo da saúde: projetos societários em disputa. 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012. Problemas sociais no Brasil. Editorial do site Sua Pesquisa. 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012.
ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
Atividade Prática Supervisionada
Antropologia
Introdução
A presente atividade tem como objetivo de nos ensinar a compreender o ser humano na sua totalidade. Assim, procurar entender o universo psíquico, bem como a relação entre os indivíduos e culturas, suas histórias, linguagens, valores, crenças ou costumes incluindo a origem, a evolução e as ações da humanidade.
Ao falarmos sobre antropologia primeira devemos entender o conceito da palavra: de origem grega antbropos homem; logos= estudo e também razão “lógica” estudo do homem ou lógica do homem. A antropologia surgiu como um modo revolucionário e radical do homem pensar em si mesmo, que empurra o homem ao esforço de superar seus preconceitos sua própria cultura, para poder entender e vivenciar a cultura do outro, ou seja, qualquer cultura.
Não interessa à antropologia discutir temas como classe social e suas relações com a economia, e tão poucas assuntos pautados pelos sociólogos e político logos, mas existia algo que os antropólogos podiam ver, abriu-se um método fundamental urbano para a antropologia um método de pesquisa conhecido como “rede social”
Diante dos textos lidos e escolhido o problema social que é morador de favelavimos que a pobreza é uma categoria multidimensional, e portanto não se caracteriza apenas pela carência de bens materiais mas traduz pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
São pessoas que vivem no seu mundo sem acesso a informações, recebem apenas as informações fornecidas pela televisão, informações estas consideradas metade ou mais da metade da educação de uma pessoa no Brasil.
Quando lemos o livro Quarto de despejo, diário de uma favelada, vemos o relato de Carolina uma catadora de papéis semi analfabeta, negra, pobre e favelada que descreve em seu diário quase que diariamente os acontecimentos da favela do Canindé, que poderia ser qualquer outras temos várias no Brasil, relata as brigas entre marido, mulher e
...