Tcc Projeto
Exames: Tcc Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/10/2013 • 509 Palavras (3 Páginas) • 5.964 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Identificação
Marta Rezende Augusto Ribeiro
RU- 687295
TEMA
“O lúdico: jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança no primeiro período da educação infantil”.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
O lúdico: jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança no primeiro período da educação infantil e, sua inserção no ambiente escolar.
PROBLEMATIZAÇÃO
Em que medida os jogos e brincadeiras contribui para o desenvolvimento da criança no primeiro período da educação infantil?
JUSTIFICATIVA
Pretendo, através deste trabalho de pesquisa analisar o processo do ensino aprendizagem da criança no primeiro período da educação infantil. O brincar é uma atividade natural e prazerosa na vida da criança, por ser espontânea; as brincadeiras e os jogos exercem um papel importante no desenvolvimento de linguagem, do pensamento e da socialização, também condiciona a criança a se expressar e comunicar-se com o mundo a sua volta. O objetivo da pesquisa é apontar a contribuição dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança no primeiro período da educação infantil. A motivação desse estudo é acima de tudo explicar como a inserção dos jogos e das brincadeiras usados de forma pedagógica desperta na criança o respeito ,a interação e a cooperação, pois ele é o agente de um ambiente motivador e coerente; ao se isolar a crianças do ambiente lúdico estamos ignorando seus conhecimentos, quando ela entra na escola já possui experiências, que lhes foram proporcionadas através dos jogos e brincadeiras.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Compreender a importância da brincadeira, dos jogos na atividade educativa no âmbito escolar, como meio da construção da identidade e conhecimento da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Analisar a questão do brincar no, processo do ensino aprendizagem;
.Identificar a ludicidade com os jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança no primeiro período da educação infantil.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para VIGOTSKY (1989, p. 84): Verificamos que as atividades lúdicas iram proporcionar á criança a possibilidade de conviver com diferentes sentimentos os quais fazem parte do seu interior, sendo assim irão demonstrar através das brincadeiras como vê e constrói o mundo, como gostaria que ele fosse, quais as preocupações e que problemas a estão atormentando, ou seja, expressa-se na brincadeira o que tem dificuldade de expressar –se com palavras.
De acordo com HISHIMOTO (1994, p. 134): Percebemos a necessidade de professor pensar nas atividades lúdicas nos diferentes momentos do seu planejamento, lembrando que o jogo e a brincadeira promovem conquistas emocionais e sociais.
De acordo com Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998, p. 28). É nessa perspectiva que o lúdico se torna de vital importância para a educação, pois trabalha com a imaginação e produz a sua experiência cotidiana; ao combinar informações e percepções da realidade tornando-se criadora e construtora de conhecimentos.
METODOLOGIA
O estudo que se pretende realizar será uma pesaquisa qualitativa, com o objetivo de explorar a importância e contribuição dos jogos e brincadeiras
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/ Brasília: MEC/SEF, 1998.
PIAGET, J. “A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho”. Rio de janeiro: Zanar, 1978.
HISHIMOTO, Tizuko M. O jogo e a Educação Infantil. São Paulo. Pioneira, 1994.
VYGOTSKY, Levemenovich S. A formação social da mente. São Paulo. Martins Fontes, 1989.
...