Teeoria De Sistemas
Trabalho Universitário: Teeoria De Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrohfi • 27/11/2014 • 1.353 Palavras (6 Páginas) • 215 Visualizações
2.3 Teoria de Sistemas
História
O principal fundador e idealizador da teoria de sistemas foi Karl Ludwig von Bertalanffy(1901-1972), biólogo austríaco que realizou seus estudos preliminares com base no metabolismo, e com sistemas abertos os quais interagem fortemente com os seus ambientes, onde estão localizados os fatores e variáveis não controláveis.
Ele verificou que existem duas premissas para o adequado tratamento dos sistemas abertos, representado pela interdependência entre as partes ou subsistemas, para que o todo seja único e unitário, pela analise completa das realidades complexas do assunto que esta sendo analisado.
Os trabalhos de Bertalanffy focavam o campo da biologia, porém em 1967, Eric J. Miller e Albert Kenneth Rice extrapolaram, ajustaram e complementaram estes trabalhos no enfoque das organizações.
Esta situação facilitou, em muito, o estudo da administração das organizações, pois mostrou que cada organização é constituída por várias partes com funções especificas, para que a organização como um todo, possa sobreviver e crescer ao longo do tempo, bem como esta organização é interativo com as variáveis que estão em seu ambiente. A aplicação da Teoria de Sistemas é a mais ampla possível, servindo para todas as ciências.
Verifica-se que Bertalanffy não concordava com a visão cartesiana do universo e, neste contexto, evidenciou uma abordagem orgânica da biologia, bem como tentou fazer o mundo aceitar a ideia de que o organismo é um todo maior que a soma das suas partes. Ele criticou a visão de que o mundo é dividido em diferentes áreas. Ao contrario, sugeria que se deve estudar os sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependências , pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, desenvolvem qualidades que não se encontram em seus componentes isolados.
Principais contribuições da Teoria de Sistemas para a pratica da administração
Essas contribuições podem ser resumidas em duas, que são:
1) Maior facilidade no estabelecimento dos objetivos das organizações.
A própria logica da Teoria de Sistemas que determina onde são identificados os componentes de um sistema, facilita o processo de estabelecimento dos objetivos das organizações.
2) Analise estrutural da organização, de cada uma de suas partes e do ambiente organizacional.
A Teoria de Sistemas propicia a analise estruturada da organização, de cada uma de suas partes, de seu relacionamento interativo com o ambiente organizacional, bem como de sua interação com outras organizações. A Teoria de Sistemas proporciona uma visão mais abrangente da organização e de seus assuntos administrativos, facilitando para que o senso critico e o nível de conhecimento das pessoas seja mais forte e sustentado.
2.3.1 Fundamentos da Teoria de Sistemas
Como aplicar os instrumentos administrativos decorrentes da Teoria de Sistemas
Podem ser considerados três instrumentos administrativos principais como decorrentes ou aprimorados da Teoria de Sistemas:
1. uma técnica para lidar com a amplitude e a complexidade das organizações.
2. uma visão interativa do todo.
3. o estudo das relações entre os elementos componentes em preferencia ao estudo dos elementos em si.
Nesse contexto, sistema pode ser definido como a seguir,
Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função
Os sistemas apresentam alguns componentes, a saber:
1. Os objetivos, que se referem tanto aos objetivos dos usuários do sistema quanto aos do próprio sistema considerado.
2. As entradas do sistema, cuja função caracteriza as forças que fornecem ao sistema o material.
3. O processo de transformação do sistema, que é definido como a função que possibilita a transformação de um insumo em um produto, serviço ou resultado.
4. As saídas do sistema, que correspondem aos resultados do processo de transformação.
5. Os controles e as avaliações do sistema, principalmente para verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos.
6. A retroalimentação, ou realimentação, ou feedback do sistema que pode ser considerada como a reintrodução de uma saída sob a forma de informação.
Os componentes de um sistema estão apresentados na figura a seguir:
Existem os limites do sistema, dentro dos quais se analisa como o ambiente influi ou é influenciado pelo sistema considerado.
Ambiente do sistema é o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema. A segunda situação é mais fácil de ocorrer do que a primeira situação.
A imagem representa o ambiente do sistema “organização”
Naturalmente, pode-se considerar o ambiente para qualquer amplitude de sistema. O ambiente também chamado de meio ambiente, meio externo, meio ou entorno. O ambiente executivo deve considerar, no mínimo, três níveis na hierarquia de sistemas, os quais são representados na figura:
Sistema: é o que se está estudando ou considerando.
Subsistemas: são as partes identificadas de forma estruturada que integram o sistema.
Supersistema ou ecossistema: é o todo, sendo que o sistema é um subsistema dele.
Existem
...