Teoria Da Administracao
Artigo: Teoria Da Administracao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: agenorf • 27/5/2014 • 469 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
Atividades aulas 1 e 2
Dúvidas sobre essas aulas/atividades, contatar com mkoche@unigran.br
1º) Explique com suas palavras o foco central das Teorias (escolas) Clássica, Cientifica, Humanas, Burocráticas, Sistemas e Contingencial. (1,25 pontos)
R: Escola Clássica: Seu foco é na estrutura, pois tem conceito que pode ser usado para administrar de modo produtivo o trabalho das pessoas, para obterem ótimos resultados.
Escola Cientifica: Seu foco é nas tarefas, onde utilizam métodos que possam resolver problemas e tomar decisões importantes, faz com que os gestores usam a distribuição em igual das tarefas, para que realizem seu trabalho com eficiência aumentando assim a produção.
Relações Humanas: Nessa escola o foco é as pessoas, apresenta formas do estudo do comportamento do ser humano. Permitindo assim o gestor utilizar os conhecimentos dessa teoria na sua organização para trabalhar em equipe.
Teoria Burocrática: A burocracia é vista como uma racionalização competente dentro de uma organização. Ela foi criada para fundar meios e fins aos propósitos, para que possam atingir a maximização dos resultados.
Teoria Sistemática: Ela busca o enfoque nos sistemas abertos, pois uma organização não pode ser vista como uma forma isolada, ela apresenta conceitos que vê a organização como um conjunto de partes interdependentes, que uma depende da outra para resolver problemas, em busca de resultados satisfatórios.
Teoria Contingencial: Nessa escola mostra como um administrador deve diferenciar as decisões, levando em conta o momento de cada realidade organizacional atendendo aos estudos de integração da organização com seu ambiente.
2º) Analise sucintamente 5 pontos negativos que considera como os mais críticos a escola da Administração Cientifica? Discorra até 5 linhas de cada tópico. Com suas palavras, não copie. (1,25 pontos)
R: A administração cientifica foi o precursor das teorias, muito criticada, mas continua sendo usada nos dias de hoje.
• O homem era uma visão mecanicista:
Eles achavam que o ser humano que trabalhava nas fábricas, era como uma máquina, pois eles achavam que o homem tinha que trabalhar com muita rapidez, pra produzir muito.
• Não leva em conta a vida social e humana do trabalhador:
A produção era a finalidades, não levava em consideração detalhes, o que interessavam a eles, eram apenas as tarefas executadas.
• O homem era considerado com um ser passivo (indiferente):
O interesse deles era apenas o dinheiro, não interessava se o funcionário era motivado ou não, eles queriam que produzissem o mais rápido possível, para aumentar os ganhos.
• O sentimento das pessoas não era considerado:
Como o homem era considerado uma máquina, para eles eram apenas um objeto de trabalho, não levavam em consideração a parte sentimental, onde o estresse era o mal que mais causava entre eles, deixando-os doentes.
• Restringiam-se apenas aos aspectos formais da organização:
Os objetivos pessoais e individuais dos funcionários
...