Territorialização
Por: Marilene • 19/10/2015 • Relatório de pesquisa • 649 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
Personalidade e Comportamento
Personalidade nada mais é que um conjunto de características que influenciam o comportamento individual de cada um por exemplo, quando encontramos uma pessoa que estudou com a gente percebemos que ela continua a mesma, que continua a pessoa que conhecemos, isso é a personalidade.
Uma delas é a hereditária (genética) por exemplo os gêmeos, logo que nascem são separados, mais mesmo podendo passar anos sem se verem, quando se reencontram tem gostos e características bem semelhantes. O que também influencia na personalidade é o ambiente que se vive, como os costumes, culturas influencia familiares e outros.
Existem quatro tipos de teorias de personalidade, teoria dos traços da personalidade, a teoria psicodinâmica, a teoria humanística, e a abordagem integrativa.
*Teoria dos traços, esta baseado em uma versão cartesiana, onde Gordon Allport é o psicólogo como o nome mais conhecido. Mais recentemente, um grupo significativo de pesquisadores de campo organizacional, concluiu que pode ser dividido em cinco fatores que passa-se a chamar big Five.
Extroversão, a pessoa é agregaria, assertiva e sociável (tímida por opção). Agradabilidade, a pessoa é cooperativa “quente” agradável , Consciência a pessoa é trabalhadora, organizada e confiável, e não é preguiçosa. Estabilidade emocional, a pessoa é calma e autoconfiante . Abertura a experiência, é uma pessoa criativa, curiosa e culta.
*Teoria psicodinâmica, essa teoria é totalmente baseada no trabalho da psicanálise, Segmeund Freud. Essa teoria enfatiza principalmente o inconsciente humano como quem determina o comportamento, ele acredita que quem resulta na personalidade são três elemento: o id, o ego e o superego.
Id é o elemento mais primitivo, ele é a fonte dos extintos e impulsos e ele age de certa forma sem censura. Superego ele como fosse a consciência, e como ele contém os valores e dita mentos do que devemos ou não fazer, podemos ver um conflito entre esses dois pólos ( id e superego). É nesta fase que entra o Ego, que cabe a ele gerenciar o conflito, buscando o que a psicologia chama de solução de compromisso, levando o indivíduo estabelecer certos mecanismos de defesa, entre um deles o bem conhecido como negação da realidade.
O que a teria psicodinâmica passa, o seu foco, é sobre as influencias inconsciente sobre o comportamento humano.
*Teoria humanista, Carl Rogers acreditava na mesma forma que Abraham Maslow, que todos possuem um grande impulso interno (drive), onde possa se tornar tudo aquilo que deseja a ser, essa teoria foca no crescimento e aprimoramento do individuo. , onde a personalidade é totalmente centrada para o núcleo dinâmico –o self-, que sempre a necessidade de tornar cada vez melhor.
A abordagem integrativa, mais recentemente estudiosos estão buscando uma visão integrativa e sistêmica para melhor compreender a personalidade, ela passou a ser vista como um resultado da associação de emoções,cognições, atitudes, expectativas e fantasias.
A abordagem integrativa inteligentemente faz focar simultaneamente nas pessoas como o centro, e nas variáveis situações e como individuo se comporta. Melhor compreendendo as teorias da possibilidades e sua aplicação na organização.
Carl Jung, psiquiatra suíço
...