Topicos De Contabilidade
Casos: Topicos De Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camila2620 • 8/9/2014 • 2.110 Palavras (9 Páginas) • 275 Visualizações
Veja as oportunidades de carreira para os profissionais de contabilidade.
Ciências Contábeis
Quais são as oportunidades para a carreira de contabilista.
O profissional da área deve se preparar para um mercado que sofre a cada momento fortes influências de uma cultura globalizada e exigente. “Em um mercado competitivo e atraente como o que vemos no mundo de hoje, a presença de contadores nas empresas, independentemente do porte, é imprescindível”.
Por isso, os novos profissionais precisam estar preparados para as oportunidades e devem saber lidar com a complexidade do ambiente de negócios. As principais atribuições do contabilista, em quais áreas ele pode atuar, o que o mercado de trabalho espera desse profissional e o que ele deve fazer para se destacar.
Qual o perfil ideal para quem deseja atuar na área de contabilidade?
O profissional contador não é mais aquele profissional arcaico, meramente burocrata, o antigamente conhecido “guarda-livros”. O que o mercado exige hoje é um profissional mais arrojado, que deseja aproximar informações e utilidade gerencial para suas organizações. Este profissional precisa ter certeza que cursar um curso técnico e registrar-se no Conselho Regional de Contabilidade é apenas o início da caminhada de um Contador antenado com as práticas mais modernas exigidas pelo mercado. Mercado este que procura um profissional com perfil dinâmico, que se atualize constantemente e que seja um autodidata.
O que faz um profissional formado em contabilidade?
O profissional da área contábil é multitarefa, pois suas responsabilidades vão desde o controle do movimento financeiro de empresas, no que se refere à apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos até a realização de consultorias, auditorias e balanços, dentro e fora de sua empresa habitual.
O trabalho interno da sua empresa consiste na descrição, registro e controle de toda a movimentação de dinheiro. Nesse sentido, tem importante função para o controle de quanto uma empresa arrecada, quanto gasta e oferece elementos para o cálculo dos lucros possíveis. Percebe-se, então, que a formação básica do Contador exige conhecimentos que passam por campos das ciências jurídicas, da área comercial e administrativa, além do raciocínio matemático.
Fora de seu ambiente empresarial, como prestador de serviços a outras organizações, o Contabilista pode realizar consultoria e aconselhar outras empresas quanto à forma de administrar seus recursos financeiros, em função de recolhimento de impostos.
Outras funções relevantes são aquelas ligadas à perícia contábil, que consiste na avaliação diagnóstica que pode comprovar desvio ou má utilização de recursos financeiros, e à auditoria, qual seja, a análise detalhada da aplicação de recursos financeiros, que vai desde a avaliação da forma como tais recursos são aplicados e administrados até a identificação de falhas nos processos de controle do dinheiro.
O que se espera desse profissional?
Atualmente, o mercado que absorve os profissionais da área contábil não deve mais ser encarado como um mercado simplesmente local, ou mesmo regional. Muito longe disto, hoje, o profissional de contabilidade deve se preparar para um mercado que sofre a cada momento fortes influências de uma cultura globalizada e exigente.
Então, esse profissional recém-formado precisa apresentar-se com características mínimas do tipo: capacidade de produzir novas idéias, conhecimento de línguas e informática, muito conhecimento geral e, é claro, profundo conhecimento técnico contábil.
Aqui no Genoma, procura-se adaptar ao máximo possível os alunos a esta realidade de mercado, preparando-os para este mundo profissional altamente competitivo, associando capacidade criativa ao conhecimento técnico-contábil tão exigido atualmente.
Em quais áreas ele pode atuar?
A área contábil é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades no atual cenário empresarial, pois necessita de profissionais atuantes nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações. Para tanto, o Conselho Federal de Contabilidade normatizou, por meio da Resolução CFC nº. 560/83, diversas atribuições peculiares do profissional contábil, conforme listado a seguir:
Contabilista
Poderá atuar em várias áreas: Contabilidade Pública, Rural, Hospitalar, Industrial, Comercial, Imobiliária, de Seguros, de Serviços, de Transportes, de Entidades sem Fins Lucrativos, etc.
Auditor
Uma das áreas que mais cresce na profissão contábil, responsável pela análise detalhada da aplicação de recursos financeiros, que vai desde a avaliação da forma como tais recursos são aplicados e administrados até a identificação de falhas nos processos de controle do dinheiro
Perícia Contábil
Área de muita importância na Contabilidade, pois consiste na avaliação diagnóstica que pode comprovar desvio ou má utilização de recursos financeiros. De acordo com a Resolução do CFC nº 560/83 – art. 3º, as perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais, bem como auditorias, são atribuições privativas dos profissionais da Contabilidade.
Analista Financeiro
O profissional contábil poderá atuar como analista econômico-financeiro das entidades em três ângulos: análise de crédito, análise de desempenho e análise de investimento.
Além das funções já relacionadas, outros mercados estão surgindo em função das mudanças tecnológicas, da globalização e de outros fatores que ampliam a cada dia o campo de ação do profissional contábil.
Consultor
O profissional contábil poderá atuar na consultoria contábil, de acordo com a especialidade adquirida, surgindo assim um mercado considerável para prestação de serviços nas seguintes áreas: de tributos, do comércio exterior, da contabilidade aplicada, da contabilidade internacional, de tecnologia da informação, de custos, de sistemas, de análise financeira, entre outras.
Novas perspectivas
Dentre as novas perspectivas profissionais na área contábil, podem ser citadas a de Investigador de Fraudes Contábeis, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva
...