Trabalho Ciencias Sociais
Trabalho Universitário: Trabalho Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luannaaraujo28 • 29/5/2014 • 559 Palavras (3 Páginas) • 614 Visualizações
ATIVIDADE DA AULA 05
Desenvolva um comentário sobre a frase: O trabalho filosófico é essencial para a disposição do entendimento e reflexão racional e radical. (mínimo de linhas 7)
R - A filosofia é o trabalho de compreender e associar a reflexão. Passar perguntas reflexivas que deixem dúvidas insuportáveis é um seus trabalhos mais mirabolantes. Talvez haja teorias exageradas por talvez leigos, mas sem a capacidade de procurar uma resposta sempre será insuficiente apenas pensar. Pois, um filósofo deve procurar princípios e opiniões sobre seus determinados assuntos.
ATIVIDADE DA AULA 06
Disserte: Conhecer é um ato de identidade do conhecedor como tal e do conhecido como tal. (mínimo de linhas 7)
R - Sujeito e Objeto formam entre si, uma relação mútua e de complementariedade, pois o Sujeito, aquele que pretende conhecer, se relaciona com o Objeto, o qual será conhecido, de tal forma à produzir o que chamamos de verdade científica, ou verdade parcial.
Sujeito não existe sem Objeto a ser conhecido, nem Objeto sem Sujeito conhecedor. Existem, basicamente, quatro tipos de Objeto, quais sejam: percebido, construído, ideal e real. E ainda, quatro acepções do Sujeito: afetivo, biológico, cognitivo e social.
ATIVIDADE DA AULA 07
Desenvolva um comparativo entre: Teoria do Conhecimento com a Essência do Conhecimento. (nesta atividade é desenvolver um comparativo e não comentar isoladamente uma da outra) – Mínimo de linhas 7.
R - Teoria do conhecimento é quando já temos alguns temas pré estabelecidas ou regras ditas por alguém, A essência do conhecimento é fato consumado e real que sempre visa a melhora contínua do aprendizado, ou seja a essência é fonte de tudo!
ATIVIDADE DA AULA 08
Por que dizemos que a Filosofia necessita de uma Ciência que determine a possibilidade, os princípios e a extensão de todos os conhecimentos? (mínimo de linhas 7)
R - Há uma coisa ainda mais importante que o que precede: certos conhecimentos por meio de conceitos, cujos objetos correspondentes não podem ser fornecidos pela experiência, emancipam-se dela e parece que estendem o círculo de nossos juízos além dos seus limites. Precisamente nesses conhecimentos, que transcendem ao mundo sensível, aos quais a experiência não pode servir de guia nem de retificação, consistem as investigações de nossa razão, investigações que por sua importância nos parecem superiores, e por seu fim muito mais sublimes a tudo quanto a experiência pode apreender no mundo dos fenômenos; investigações tão importantes que, abandoná-las por incapacidade, revela pouco apreço ou indiferença, razão pela qual tudo intentamos para as fazer, ainda que incidindo em erro.
Esses inevitáveis temas da razão pura são: Deus, liberdade e imortalidade. A ciência cujo fim e processos tendem à resolução dessas questões denomina-se Metafísica. Sua marcha, é, no princípio, dogmática; quer dizer, ela enceta confiadamente o seu trabalho sem ter provas na potência ou impotência de nossa razão para tão grande empresa.
ATENÇÃO AS OBSERVAÇÕES:
• Enviar as atividades
...