Trabalho, Consumo E Sociedade
Monografias: Trabalho, Consumo E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Angela • 19/4/2013 • 756 Palavras (4 Páginas) • 2.543 Visualizações
ATPS Ciências Sociais
Etapa 2
Trabalho, consumo e sociedade.
O trabalho sempre existiu baseando nos primórdios da humanidade, a qual se tem que trabalhar para comer, trabalhar para viver. O avanço da vida com as questões da evolução o trabalho começou a se sair do controle, pois ao invés de trabalhar para viver o trabalho estava relacionado a acumulo tanto de fortuna quando a de consumo, ou seja, quanto mais trabalhar, mais dinheiro logo consumindo em grande quantidade.
O consumo existe desde os primórdios da humanidade. Porém, na atual conjuntura de sociedade em que vivemos, temos a presença de uma roda viva praticamente incontrolável: o homem trabalha para consumir; Trabalhando mais, produzirá mais; Produzindo mais, haverá mais oferta; Então, este é incitado a consumir, através da publicidade. E para consumir, deve trabalhar... Transforma-se, então, o homem num alienado dentro da esfera de trabalho e consumo.
Essa mistura trabalho, consumo e sociedade foi umas das causas a qual mexeu com todo o planeta levando as grandes guerras e desastres naturais tudo isso mas a obsessão do ser humano levar ao caos e desordem pelo resto do futuro Capitalista.
Interações Sociais existentes no cotidiano da Sociedade Atual.
Podemos definir INTERAÇÃO SOCIAL como sendo : a ação recíproca de idéias, atos ou sentimentos entre pessoas, entre grupos e ou entre pessoas e grupos. A Interação implica modificação do comportamento das pessoas ou grupos que dela participam. Para que a interação social se processe é necessário que haja contato social entre os indivíduos .O estudo dos grupos sociais é um dos principais campos da Sociologia. Abaixo segue algumas Interações Sociais existentes na Sociedade Atual.
Família - O primeiro grupo social com quem se tem contato é a família e depois delas outros passam a fazer parte da vida do indivíduo, transformando-o, cada vez mais, em um ser social A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições, um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema, que opera através de padrões transacionais.
Escola - A escola exerce um papel importante na consolidação do processo de socialização, processo este que ocorre já no início da vida da criança. A Escola será determinante para o desenvolvimento cognitivo e social infantil e portanto para o curso posterior da sua vida. É na escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo.
Religião - É um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais. O referido atributo de fenômeno social atribuído à religião perpetua-se através das cerimônias habituais, que decorrem predominantemente em locais de culto indicados para tal: igrejas, templos ou santuários.
Comunidade – É um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
Sociedade - É o conjunto de pessoas que compartilham
...