Um não lugar
Por: jana081212 • 25/9/2015 • Seminário • 470 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
O radiojornalismo teve grande importãncia na história da mídia brasileira,
foi a partir dos anos 90 que se consolidou e teve seu reconhecimento.
O surgimento da rádio no Brasil ocorreu em abril de 1919, quando o rádio brasileiro ainda tinha suas aparelhagens e equipamentos antigos do tipo pedrinhas de galena que vibravam as agulhas arranhando-as e transmitindo o som.
Sua estréia oficial aconteceu em setembro de 1922, com o discurso realizado pelo presidente da república Epitácio Pessoa, que foi transmitido por 80 receptores que foram importados especialmente para essa ocasião.
Após esse acontecimento fundou-se o jornal A noite, que foi um sucesso
chamado na época de Rádio-telefonia e Telefone-autofalante.
Em abriu de 1923 Edgard Roquette Pinto estreou as instalações definitivas no morro do Corcovado da radiofusão no Brasil.
Foi a partir daí que a rádio passou a participar de movimentos brasileiros como derrubar a República Velha, acompanhar a Revolução de 32, e a Segunda Guerra Mundial, tendo também um importante papel no Golpe Militar de 64, e ativa participação no processo de impeachment de um presidente.
Desde então os candidatos passaram a usar os programas das emissoras
radiofônicas para promoverem suas campanhas eleitorais.
Em 1953 foi criada a Rede Nacional de notícias que transmitiam por ondas curtas os jornais para várias emissoras no interior do Brasil.
A partir dos anos 50 surge uma forte concorrência: a televisão, que foi inaugurada em setembro de 1950 ocupando o primeiro lugar em meios de comunicação e mídia.
No início dos anos 60 as FMs passaram a fornecer também música
ambiente, posteriormente nos anos 70 utilizando canais abertos para as transmissões, surgindo assim várias outras rádios que já encontravam-se amparadas pela eletrônica, uma tendências que já existia nos EUA.
A partir dos anos 80 especializou-se com o jornalismo e esportes, vizando
sempre o aprimoramento de olho no público alvo.
Em maio de 1991 é criada a CBN considerada a maior rede de emissora
que transmitia jornalismo 24 horas por satélite, focalizando notícias nacionais e também internacionais.
Assim como a CBN foram criadas várias outras rádios que vêm
evoluindo, abrindo espaço para o público como por exemplo, com a participação de ouvintes interagindo na programação contribuindo até hoje como um meio de informação.
...