Um relatório sobre ciências sociais e sua Sociedade
Projeto de pesquisa: Um relatório sobre ciências sociais e sua Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cennyr • 22/11/2013 • Projeto de pesquisa • 4.128 Palavras (17 Páginas) • 462 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CIENCIAS SOCIAIS
Bruce Brandão Correa RA: 430341
Cenir da Silva Carvalho RA: 430342
Daniel de Araújo Leite Pereira RA: 417211
Kelen Ramos Vaz da Silva RA: 433333
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Ciências Sociais”, sob orientação do Professor-Tutor à distância Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes.
Polo Uni educação 18920
Anápolis 2013
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
CAPITULO 1 – Relatório sobre a temática das Ciências Sociais e sua representação na
Sociedade.
CAPITULO II – Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais.
CAPITULO III – Divergências sociais.
CAPITULO IV – Fundamentos sociológicos.
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Desafio
Este desafio consiste na elaboração de um relatório acadêmico, ou seja, um
conjunto de registros argumentativos/ críticos/ reflexivos sobre a temática das Ciências
Sociais e sua representação na sociedade.
INTRODUÇÃO
Todo o ser humano, desde a sua nascença à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver com a realidade social. Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até à expansão da esperança média de vida, tudo isso faz parte da realidade social. Essa realidade, aparentemente simples para quem nela vive, é, porém, muito complexa e qualquer acontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas, mesmo daquelas que nem sequer conhecemos ou convivemos regularmente.
As ciências sociais debruçam-se sobre as mesmas realidades sociais ou diferentes.
Nesse trabalho tentaremos esclarecer essa realidade.
Esperamos desenvolver todas as etapas desse trabalho de forma sucinta e clara para conseguirmos entender melhor o comportamento humano como um todo e principalmente conseguir entender os ideais desses movimentos, onde os trabalhadores não querem mais ser vistos como maquinas, e sim como trabalhadores com direitos.
CAPITULO I
Relatório sobre a temática das Ciências Sociais e sua representação na
sociedade.
Cultura são transformações produzidas pelo pensamento e pela ação histórica e se constitui como legado da humanidade e como tópico da construção do ser social; pode-se assim traçar paralelos de representação psicológica do indivíduo em determinada coletividade e ou abordar a fragmentação cultural; o que poderia também ser descrita, a partir de uma série de códigos de uma comunidade, em período temporal e regiões geográficas determinadas. No decorrer do século XX, teve-se a perspectiva de construção histórica do conceito de cultura como algo universal e sem discriminação depreciativa dos hábitos culturais referentes a distintos padrões étnicos.
Individuo é constantemente desafiado por aquilo que acontece. A rotina é o que ela faz todos os dias, na critica elas são mais explicitas e intensas: rituais, uso da força. Sobre a identidade as pessoas determinam pelo grupo, sou, sou filho, estado social sou menino, sou menina. O convivo do individuo com a sociedade com varias situações que tornavam a vida comediante, essas deve ter relação direta com os indivíduos. Ai se explica a origem de grandes conflitos que pode estar refletindo para o individuo e não para a sociedade.
Sociedade é a afirmação de que ela pode ser compreendida a partir de manifestações específicas. É um produto humano gerando a dialítica do homem criado X homem criado, O discurso da legitimação a realidade da sociedade, nesse contexto da ordem institucional tem caráter de afastamento da realidade, visto como depravação moral, doença metal ou ignorância a linguagem é novamente a forma de transmissão das sedimentações objetivadas, quem passou pela a experiência possa ter a possibilidade de entendê-la. A preocupação de um olhar científico na abordagem do objeto; e este sendo configurado como o conjunto de ações socialmente aceitas em dada sociedade; é o foco no discurso dos cientistas sociais.
Na sociedade contemporânea, onde a tecnologia e a imagem invadem os nossos desejos, sofremos muitos estímulos que contribuem para diminuir progressivamente a nossa sensibilidade, diminuir os prazeres proporcionados pelos nossos sentidos. Sociedade é a afirmação de que ela pode ser compreendida a partir de manifestações específicas.
Estar em sociedade significa participar da dialética sociedade, porem, o individuo não nasce como humano, mas se torna. O ponto inicial desse processo é a interiorização. Interpretação imediata de um acontecimento, ou seja, manifestação dos processos subjetivos do outro que faz sentido para mim. Interiorização é a compreensão dos nossos semelhantes e a percepção do mundo segundo uma visão significativa e social. Ter a sacada de que as relações
...