Universidade E Ciência
Monografias: Universidade E Ciência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lipekarol • 27/2/2014 • 768 Palavras (4 Páginas) • 464 Visualizações
Questão 1 (3,0 pontos)
Para entender a trajetória da Universidade como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro.
A Lei 5.440 foi orientada pelo trinômio “racionalização, expansão e controle”, criada com a finalidade de acabar com a autonomia da Universidade perante o Estado e manter o controle político e ideológico da educação, pois desde 1935, com o professor Anísio Teixeira, se defendia uma universidade como centro livre de discussão de ideias. Com a Reforma Universitária houve a privatização das faculdades, sendo destinada verba pública para a inciativa privada, contrariando a expansão do ensino público gratuito.
Questão 2 (3,0 pontos)
Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.
Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo
Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?
Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: — Julinho é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola. 2004(adaptado).
Quando você estudou a seção que trata dos Estudos da Linguagem, mais especificamente as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.
Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:
a) Que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente? (5 a 8 linhas).
“Não nos referimos ao nosso chefe da mesma maneira como nos dirigimos a um amigo. Nesse sentido, temos de estar atentos à necessidade de usarmos adequadamente as modalidades linguísticas”. Dito isto, o real motivo que levou a gerente a modificar a maneira de falar com o cliente, foi descobrir que o mesmo se tratava de um amigo, passou da linguagem padrão à modalidade coloquial, no qual há a descontração da oralidade, característico de uma conversa informal. Nas duas etapas do discurso, a gerente utilizou o nível de formalidade exigido pelo contexto.
b) Pode-se dizer que Helena
...