Vantagens e desvantagens de preservar a globalização
Seminário: Vantagens e desvantagens de preservar a globalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviacrs • 14/2/2014 • Seminário • 404 Palavras (2 Páginas) • 529 Visualizações
2- LISTE OS BENEFÍCIOS E OS PREJUÍZOS DA GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Se por um lado, a globalização da economia traz algumas vantagens, como, maior quantidade e variedade de produtos, redução em geral de seus preços, bem como facilidade no trânsito de pessoas entre os países, por outro, ela tem efeitos negativos.
O primeiro efeito negativo é o desemprego. As empresas procuram concentrar sua produção no menor número de fábricas. Com isso, muitas instalações industriais são fechadas ou transferidas. Os setores de serviços, por sua vez, não estão garantindo emprego a todos os trabalhadores demitidos das indústrias.
A globalização favorece, sobretudo, as grandes corporações dos países ricos e mais industrializados. Nos países pobres a globalização significa mais pobreza.
Deve-se à globalização da economia também outro fenômeno que se observa no mundo de hoje, o fato das pessoas migrarem cada vez mais do hemisfério sul para o hemisfério norte.
3- Você já parou para pensar o quanto temos que destruir o planeta para obter um dólar de lucro na venda de um produto ou serviço? Já imaginou que a Terra é como uma mina na qual bilhões de pessoas se engalfinham diariamente em busca de seu quinhão de riquezas a esburacar suas já sofridas entranhas? Não, não sou um radical membro de uma dessas conhecidas organizações que querem proteger o meio-ambiente e a pergunta inicial dessa reflexão foi cunhada por um alto executivo de uma grande, rica e poderosa multinacional em depoimento ao documentário “The Corporation”. Nesse sentido ela poderia nortear nossa reflexão e nos mobilizar em busca do custo real por trás de iniciativas humanas de desenfreada perseguição ao lucro. Afinal, para ganhar um dólar quanto tivemos que gastar ou destruir?
RESPOSTA: Conforme o tempo foi passando, o mundo foi se desenvolvendo, e as pessoas também foram mudando. Infelizmente os pensamentos também mudaram, pois cada vez mais os seres humanos estão pensando em dinheiro e no lucro, e não pensam na natureza, e em seus recursos naturais. Só querem saber de consumir, e mais nada. Esses atos geram cada vez mais impactos na sociedade. A tecnologia nos proporciona uma vida muito boa, cada vez mais o comodismo, e a “preguiça” toma conta de nós. Tudo hoje em dia já sai pronto, ou seja, a tecnologia nos da uma praticidade muito grande. Porem, temos que mudar esse pensamento, de ambição e tudo mais, devemos nos preocupar mais com o meio ambiente em que vivemos, e que serão da geração futura.
...