Тeorias da administração, ênfases na tecnologia e no ambiente, o contexto das empresas
Pesquisas Acadêmicas: Тeorias da administração, ênfases na tecnologia e no ambiente, o contexto das empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maraliss • 28/3/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 6.643 Palavras (27 Páginas) • 930 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
GABRIELA DA COSTA SANTOS RA.:3776694806
PAULO EDUARDO CLARO JUNIOR RA.:4297837539
ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO:
teorias da administração, ênfases na tecnologia e no ambiente, o contexto das empresas.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2012
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos varias alterações ocorreram no mercado de trabalho, uma delas foi à teoria da administração, que mudou a forma de pensar e agir dentro das empresas. As empresas necessitavam de pessoas capacitadas para exercer as novas funções e que pudessem realizar vários tipos de atividade dentro da empresa, pois o foco principal havia se tornado o aumento da produtividade, causado pela quantidade de maquinas utilizada na linha de produção das indústrias depois da Revolução Industrial. Também houve as padronizações nos setores de trabalho e surgiram alguns estudos voltados para o bem estar dos funcionários, o que nos leva aos benefícios trabalhistas de hoje em dia.
PESQUISA
A administração nada mais é do que uma habilidade humana, pois as pessoas desenvolvem o hábito de organizar seus bens. Esta habilidade é desenvolvida desde a juventude do indivíduo, por exemplo, nas escolas onde as crianças aprendem a separar, contar, arrumar, etc...
Essa habilidade foi desenvolvida com o tempo, e com este desenvolvimento surgiram às primeiras teorias para administrar.
O fator principal que impulsionou a teoria da administração foi a Revolução Industrial, quando se tornou necessária uma nova forma de gerenciamento de pessoas, com o objetivo de obter alta produção, porque anteriormente a produção era artesanal e as máquinas modificaram toda a linha de produção. O administrador precisava liderar uma equipe de trabalhadores, evitar conflitos e solucionar problemas, além de controlar a produção e atribuir atividades aos integrantes da organização.
As funções principais do administrador são planejar, organizar, liderar, executar e controlar, sem estes conhecimentos é impossível entender e atuar na área administrativa.
Frederick Winslow Taylor revolucionou a teoria geral da administração no século XX, quando lançou um livro que trazia a ideia de racionalização do trabalho, alguns anos depois ele lançou seu segundo livro “Princípios de Administração Científica”, com teorias mais aprofundadas. A teoria proposta por Taylor seguiu sendo aperfeiçoada ao longo dos anos. Algumas pessoas que também contribuíram para o desenvolvimento da administração científica foram: Frank e Lilian Gilbreth que se aprofundaram nos estudos da fadiga propondo princípios relativos à economia de movimentos, Harrington Emerson que definiu os doze princípios da eficiência e Henry Ford que criou a linha de montagem aplicando e aperfeiçoando o princípio da racionalização proposto por Taylor, entre muitos outros que colaboraram com estudos e desenvolveram muitas outras teorias administrativas.
Hoje em dia o setor de administração das empresas é um dos mais importantes, pois é onde possibilitam as tomadas de decisões de uma empresa, através de informações sobre a produção, os funcionários e sobre a situação financeira, ou seja, é a área responsável pelo gerenciamento de tudo que ocorre na empresa.
CRÍTICA ARTIGO - ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS X ORGANIZAÇÕES
FLEXÍVEIS: EXISTIRIA UM MEIO TERMO?
O desenvolvimento das teorias foi realizado com base no tempo, no ambiente e nas situações empresariais em que os estudiosos viviam. Cada teoria tem um foco, uma é voltada para a produção e a remuneração proporcional, outra para a especialização do trabalhador e sua divisão de tarefas e outras voltadas para o comportamento do humano.
Não existe uma teoria certa ou errada, todas são válidas e aplicáveis, desde que haja um estudo sobre a empresa e seu principal objetivo. Com base neste estudo é possível verificar qual, ou quais teorias se encaixam melhor na estrutura da organização.
Grande parte das indústrias utiliza o método de Ford, o sistema de linha de produção, mas muitas destas empresas adaptaram estes conceitos e aplicaram de forma coerente a empresa, e principalmente não utilizam apenas uma teoria e sim várias. Com base na teoria comportamental, as empresas aproveitam a parte intelectual dos funcionários da empresa, visando a participação de todos, com essa interação é possível aprimorar a produção, chegando assim a um meio termo, ou seja, implementação das teorias, com focos distintos, de forma adequada.
RELATÓRIO
Vivemos em um mundo onde tudo são desenvolvido e comercializado através da produção das organizações. Que são heterogênicas e bem diferenciadas, com diversos tamanhos, por exemplo, grandes, médias, pequenas, microempresas e empreendimentos.
O que leva a empresa a ser bem sucedida, não são apenas seus produtos, serviços, competências e recursos, mas a forma como ela é administrada. A administração é um sistema pela qual as empresas são direcionadas em busca da excelência, no entanto administração foi sem dúvida o que mais provocou influencia no mundo dentre as grandes invenções.
A administração é o combustível para as organizações serem alinhadas e conduzidas para alcançar o topo, a excelência e o resultado esperado. Para isto são realizadas estratégias, decisões, ações, etc.
Administrar tornou-se uma ciência técnica e em pesquisas vemos que cada autor defina o método e conceitua ao seu ponto de vista.
Henri Fayol considerou alguns princípios gerais de administração, os principais são a divisão do trabalho, a autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, remuneração do pessoal, equidade, iniciativa, entre outros, além de dividir a empresa em seis grupos de acordo com suas funções:
Técnica: Produção de bens e serviços.
Comercial: Compra, venda e troca.
Financeira:
...