ANÁLISE DE ANÚNCIO: COCA-COLA
Por: Sergio Filho • 30/3/2016 • Dissertação • 433 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
ANÚNCIO COCA-COLA ENCONTRADO
NA REVISTA VEJA DE Nº 02355
O anúncio escolhido é composto com duas páginas que se completam e formam um efeito de cores interessante ao serem colocados um ao lado do outro. O anúncio também possui o seguinte relato do apresentador Luciano Huck:
“A melhor coca-cola, para mim, é sempre a próxima. E saber que dentro daquela garrafa tem muito mais que algo gelado e refrescante, que tem uma marca comprometida em tentar fazer do mundo um lugar mais bacana de se viver. E eu faço parte desta turma”
Como a maioria dos anúncios encontrados em revistas, esse anúncio faz uso de dois tipos de comunicação: a verbal e a não verbal. Podemos perceber que nele a imagem (linguagem não verbal) é utilizada apenas como complemento ao texto (linguagem verbal). Isso ocorreu devido a palavra “EMOÇÃO” estar em destaque e ao texto complementar ser um relato dado por um homem conhecido, bem sucedido, pai de família e apoiador de causas sociais. Isso faz com que o leitor sinta uma afinidade maior em relação ao anúncio.
A utilização de um artista famoso ajuda a criar uma atenção diferenciada pelo consumidor em relação ao anúncio. Para que isso acontecesse a propaganda utilizou o apresentador devido a sua afinidade entre a marca que foi anunciada. Essa afinidade é fundamental para que a estratégia funcione. O artista precisava ser atraente e bem visto pela sociedade, não só fisicamente, mas também no que diz respeito a sua familiaridade. Se isso não ocorresse a mensagem principal do anúncio perderia completamente seu efeito.
Ao começarmos a analisar a parte visual do anúncio, percebemos que a utilização das cores nele o torna simples, e ao mesmo tempo minimalista, onde se utiliza bastante o branco e o vermelho, principais cores da marca “Coca-Cola”. O branco é a mistura de todas as cores, sendo capaz de refleti-las com facilidade, ele é encontrado em porção maior na folha esquerda do anúncio. Já o vermelho, toma conta de quase toda folha do lado direito do anúncio.
O fato de Luciano carregar uma garrafa de coca-cola no bolso de sua calça pode ser interpretado como: a coca-cola sempre estará por perto quando você precisar. As pessoas guardam no bolso aquilo que sempre precisam, para terem acesso a ela de uma forma rápida e prática.
O maior destaque do anúncio se dá a utilização do contraste que as cores vermelho e branco possuem, isso é notado com facilidade na palavra “EMOÇÃO” que utiliza o contraste a seu favor deixando o anúncio mais dinâmico com essa mudança de cores.
Sites utilizados como referências para estímulo de ideias para construção da análise:
http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1803&language=portuguese
...