Fichamento: Ênfase à Psicologia Organizacional e do Trabalho
Por: elanevi • 7/3/2018 • Ensaio • 2.283 Palavras (10 Páginas) • 433 Visualizações
Fichamento
Texto: Introdução a Psicologia: Com ênfase à psicologia organizacional do trabalho: Liderança. Tensão, conflito e soluções e Problemas.
Bibliografia: MATOS, Carla. Introdução a Psicologia: Com ênfase à psicologia organizacional do trabalho. UNILATUS. Pintadas, 2017.
• O papel do líder
O papel do líder e seu estilo de liderança são fundamentais para desenvolver e influenciar o Clima Organizacional. (pg. 15)
A liderança é necessária em todos os tipos de organização, principalmente nas empresas, onde uma boa liderança pode gerar satisfação num grupo de pessoas como, uma má liderança pode gerar a separação dos mesmos. (pg. 15)
• Conflitos entre líderes e liderados
O Conflito é um processo definido e reconhecido como característico do ser Humano. (pg. 15)
O principal motivo para este fator é o Ser Humano estar integrado num sistema de Inter relações. (pg. 15)
Conflito - Uma das definições mais sóbria pode ser "processo que se inicia quando um indivíduo ou um grupo se sente negativamente afetado por outra pessoa ou grupo" (DE DREU; 1997 p. 9). (pg. 16)
Outra mais enfática como "Divergência de perspectivas, percebida como geradora de tensão por pelo menos uma das partes envolvidas numa determinada interação e que pode ou não traduzir se numa incompatibilidade de objetivos" (DE DREU; WEINGART; 2002; DIMAS, LOURENZO e MIGUEZ 2005). (pg. 16)
• Conceito de conflitos interpessoais
Do latim conflicto, embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias e ameaças, desavença; guerra luta combate, colisão, choque, o elemento básico determinante da ação dramática, a qual se desenvolve em função da oposição e luta entre as diferentes forças (FERREIRA, 1996 p 363). (Pg, 16)
Os conflitos interpessoais surgem entre indivíduos pelas seguintes razões:
• Diferenças Individuais
As diferenças a vários níveis entre pessoas podem causar situações inevitáveis de conflito. Essas diferenças podem estar presentes nos valores, crenças, atitudes, sexo, idades e experiências. (pg. 17)
• Limitações de Recursos
É difícil a unanimidade quando se distribui equitativamente, pois existe sempre quem ache que fique prejudicado. (DE DREU; WEINGART; 2002; DIMAS, LOURENZO e MIGUEZ 2005). (pg. 17).
• Diferença de Papeis
Da dificuldade de definição de quem pode dar ordem ao outro poderá dar origem a conflitos interpessoais. (pg. 17)
• Resultado das situações conflitais
Toda a situação de conflito termina com resultados que atingem quer a organização por um todo, quer as pessoas envolvidas no conflito. (pg. 18)
Para a organização, o conflito pode ser: Positivo, e originar criatividade e mudança sendo, por vezes a única forma de atrair as atenções. (pg. 18)
Com tudo pode também ter consequências negativas pela utilização de táticas desleais, originando um conjunto de aspetos negativos. (pg. 18)
Os resultados possíveis para os intervenientes numa situação de conflito são: (pg. 18)
Ganho/perda? Nestes casos, uma das partes atinge os objetivos pretendidos. (pg. 18).
Perda/perda? Esta situação acontece quando as partes cedem uma à outra, sendo o resultado final incoerente com as posições iniciais. (pg. 18)
Ganho/ganho? Esta situação só é possível quando o conflito é transformado em problema e as partes envolvidas aceitam mutuamente que podem ganhar alguma coisa se conseguirem empenhar-se na resolução da situação (ALMEIDA, 1995). (pg. 18).
• Estratégias de gestões de conflito
Perante situações de conflito individuais ou em grupo é necessário determinar: Se de fato o problema nos afeta, e quais as consequências que nos podem gerar. (ALMEIDA, 1995). Quais as fontes do conflito, sendo estes os interesses, os valores, ou diferenças a nível dois fatos ou situações, acerca dos quais se podem encontrar soluções objetivas. (MARRINER-TOMEY, 1996) Se a outra parte envolvida terá capacidade de desenvolver uma relação de negociação, numa perspectiva de ganhador/ganhador. (MORAIS, 2002) A detecção do problema interpessoal ou organizacional e a sua enunciação em termos simples é o primeiro passo para a resolução do conflito. (MARRINERTOMEY, 1996). (pg. 19)
As partes envolvidas no conflito têm de encontrar o momento mais adequado para se encontrarem. (pg. 19)
Deve haver disponibilidade de parte a parte e vontade de se empenharem na resolução do problema/conflito (pg. 19)
As pessoas envolvidas no conflito têm que se ouvir mutuamente. (pg. 20)
A escuta ativa é uma das formas mais indicada para negociar um conflito, este tipo de escuta necessita de certa empatia. (pg. 20)
Para a resolução do problema que gerou o conflito todas as soluções devem ser consideradas e ponderadas, como possíveis. (pg. 20)
De seguida é necessário a apresentação dos argumentos justificativos, das soluções para poderem ser analisadas e ponderadas em pormenor. (pg. 20).
• Estilos de Gestão de Conflitos
As estratégias podem ser classificadas de acordo com duas dimensões ortogonais básicas: Assertividade (grau em que a parte tenta satisfazer os seus interesses próprios) e Cooperação (grau em que a parte tenta satisfazer o interesse do outro). (pg. 20)
Do cruzamento entre as duas dimensões resultam cinco estilos.: competição, acomodação, compromisso, colaboração e evitamento. (CUNHA, 1998). Competição: Reflete a tentativa de satisfazer os próprios interesses à custa dos interesses do outro. Acomodação: Consiste na tentativa de satisfazer os interesses do outro, negligenciando os próprios.
...