História da Comunicação: A Internet
Por: bbgg98 • 11/6/2018 • Resenha • 886 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
História da comunicação: a Internet
Marketing e Publicidade
Teorias da Comunicação
Trabalho realizado por:
Beatriz Gomes, nº20170569
Turma D2
A comunicação é um campo de conhecimento académico em que o seu significado consiste em partilhar e participar alguma espécie de informação. É através da comunicação que os seres humanos e animais partilham, embora de maneira diferentes, informações entre si. Deste modo tornam o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde o princípio dos tempos que a comunicação tem um papel vital, sendo assim uma ferramenta de integração, de troca mútua e desenvolvimento. Este processo existe desde os homens das cavernas, no qual se pode observar pelos desenhos deixados nas paredes das cavernas deixados por estes mesmo. Com a evolução dos tempos e com a necessidade de partilhar informação “nasceu” a linguagem escrita, permitindo assim anotar os pensamentos e qualquer outro tipo de informação. Com o surgimento da escrita e a continuação da procura de maneiras de partilhar informação, surgiram os pombos-correios, estes transportavam não só cartas como também pequenos objetos que estavam noutro lugar e necessitassem chegar com urgência a certos sítios. Contudo, os pombos-correios não conseguiam transportar todo o tipo de informação e a partir daí começou a desenvolver-se o sistema de correios até à atualidade. Com isto, e para facilitar o acesso à informação, Johannes Gutenberg criou uma máquina que fez com que a forma de comunicação e divulgação fosse mais rápida, mais barata e, em massa. Desde aí até aos tempos modernos a comunicação foi evoluindo e tornou-se cada vez mais fácil, através de qualquer tipo de media. Com a evolução dos media, partilhar informação é cada vez mais fácil, esta passa desde os jornais até à web onde se pode encontrar uma infinidade de conhecimento (mesmo que por vezes não esteja completamento correto).
Com a Guerra Fria e a necessidade dos militares norte-americanos manterem as comunicações caso sofressem ataques por parte dos inimigos que lhes destruíssem os seus meios de telecomunicações convencionais surgiu a internet. Daí surge o protótipo, em 1969, da primeira rede de internet, a “Arpanet” (Advanced Research Projects Agency Network). Com o passar dos anos e com a necessidade de melhoramento e novas funções da rede, Robert Kahn e Vint Cerf, inventaram dois protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol Over Internet Protocol) permitindo assim a comunicação entre computadores. Começando em 1989 graças ao hipertexto inventado por Robert Cailliau e Tim Berners-Lee do Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) deu-se o “nascimento” da World Wide Web (ou mais conhecido como WWW) tornando assim a possibilidade, cada vez mais real, de aceder à distância, no nosso ecrã pessoal a toda a espécie de programas ou de serviços multimédia. Na década de 90 para permitir uma melhor navegação pela internet começaram a surgir vários browsers (navegadores) como por exemplo, o Internet Explorer. A partir deste momento a internet cresceu a um ritmo muito acelerado.
Foi a partir de 1986, quando a Fundação de Cálculo Científico Nacional deu origem à instalação da primeira rede verdadeiramente nacional. Até aos primeiros anos da década de 90 (talvez mesmo até 1994), o acesso e utilização da Internet estavam praticamente restritos a algumas pessoas na comunidade científica portuguesa e académica, em particular na área da informática e computação. Hoje em dia já existe vários provedores a oferecerem serviços como a ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line, que é uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através das linhas de telefone), Fibra, TV, Voz, entre outros em Portugal.
...