TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Comunicação: A Internet

Por:   •  11/6/2018  •  Resenha  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

História da comunicação: a Internet

Marketing e Publicidade

Teorias da Comunicação

Trabalho realizado por:

Beatriz Gomes, nº20170569

Turma D2

A comunicação é um campo de conhecimento académico em que o seu significado consiste em partilhar e participar alguma espécie de informação. É através da comunicação que os seres humanos e animais partilham, embora de maneira diferentes, informações entre si. Deste modo tornam o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Desde o princípio dos tempos que a comunicação tem um papel vital, sendo assim uma ferramenta de integração, de troca mútua e desenvolvimento. Este processo existe desde os homens das cavernas, no qual se pode observar pelos desenhos deixados nas paredes das cavernas deixados por estes mesmo. Com a evolução dos tempos e com a necessidade de partilhar informação “nasceu” a linguagem escrita, permitindo assim anotar os pensamentos e qualquer outro tipo de informação. Com o surgimento da escrita e a continuação da procura de maneiras de partilhar informação, surgiram os pombos-correios, estes transportavam não só cartas como também pequenos objetos que estavam noutro lugar e necessitassem chegar com urgência a certos sítios. Contudo, os pombos-correios não conseguiam transportar todo o tipo de informação e a partir daí começou a desenvolver-se o sistema de correios até à atualidade. Com isto, e para facilitar o acesso à informação, Johannes Gutenberg criou uma máquina que fez com que a forma de comunicação e divulgação fosse mais rápida, mais barata e, em massa. Desde aí até aos tempos modernos a comunicação foi evoluindo e tornou-se cada vez mais fácil, através de qualquer tipo de media. Com a evolução dos media, partilhar informação é cada vez mais fácil, esta passa desde os jornais até à web onde se pode encontrar uma infinidade de conhecimento (mesmo que por vezes não esteja completamento correto).

Com a Guerra Fria e a necessidade dos militares norte-americanos manterem as comunicações caso sofressem ataques por parte dos inimigos que lhes destruíssem os seus meios de telecomunicações convencionais surgiu a internet. Daí surge o protótipo, em 1969, da primeira rede de internet, a “Arpanet” (Advanced Research Projects Agency Network). Com o passar dos anos e com a necessidade de melhoramento e novas funções da rede, Robert Kahn e Vint Cerf, inventaram dois protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol Over Internet Protocol) permitindo assim a comunicação entre computadores. Começando em 1989 graças ao hipertexto inventado por Robert Cailliau e Tim Berners-Lee do Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) deu-se o “nascimento” da World Wide Web (ou mais conhecido como WWW) tornando assim a possibilidade, cada vez mais real, de aceder à distância, no nosso ecrã pessoal a toda a espécie de programas ou de serviços multimédia. Na década de 90 para permitir uma melhor navegação pela internet começaram a surgir vários browsers (navegadores) como por exemplo, o Internet Explorer. A partir deste momento a internet cresceu a um ritmo muito acelerado.

Foi a partir de 1986, quando a Fundação de Cálculo Científico Nacional deu origem à instalação da primeira rede verdadeiramente nacional. Até aos primeiros anos da década de 90 (talvez mesmo até 1994), o acesso e utilização da Internet estavam praticamente restritos a algumas pessoas na comunidade científica portuguesa e académica, em particular na área da informática e computação. Hoje em dia já existe vários provedores a oferecerem serviços como a ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line, que é uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através das linhas de telefone), Fibra, TV, Voz, entre outros em Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com