Redação tema 3 AVA
Por: daianekion • 2/4/2015 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Aula-tema 03
Vivendo em um mundo competitivo
As mudanças ocorrem a todo o momento em todo o mundo e em tudo, na economia, no clima e até mesmo na forma de pensar. Todavia uma coisa não muda, temos que trabalhar para sobreviver. A cada dia temos que trabalhar bem mais do que possamos para conseguirmos alcançar as nossas metas. Um dos fatores que fazem com que cada vez trabalhamos mais é a competitividade de mercado, onde o que tem mais qualificação toma a frente, aquele com mais talento, mais agilidade, e mais eficiente continua no mercado. Todavia a maioria nem sempre está satisfeito com o seu emprego pelo fato de ter que “ralar” o dia inteiro para se manter no emprego e no final do mês não ser recompensado com um salário digno. No município onde moramos é um dos exemplos, onde se tem pouco emprego e com o salário muito baixo, a tendência é as pessoas migrarem para outra cidade para encontrar um emprego melhor ou ter que aceitar o salário baixo mesmo e seguir em frente.
Há o outro lado também, que no caso impedem de as pessoas trabalharem de forma correta, ou seja, com a revolução tecnológica, a maioria das empresas usam a ferramenta da moda, o computador, com ele se faz relatórios, planilhas, enviar e-mails, controlar a produção etc. Todavia há pessoas que não conseguem se conter em entrar no Facebook, na sala de bate papo, jogar, ler e-mails, fazer compras pessoais, etc. Isso no final do mês trará um prejuízo muito grande no rendimento da empresa pois em vez de estarem trabalhando fazendo a empresa crescer está na internet se divertindo e esquecendo que ganha para trabalhar. Um e-mail ou outro não fará nenhum mal, mas todos os dias navegando, o merecimento é a demissão.
Enfim, o mercado de trabalho é uma disputa, onde cada vez mais há empresas por todo o canto, uma empresa disputa o lucro com a outra a todo o momento, e se há várias empresas com o mesmo produto haverá rendimento menor e consequentemente o valor do salários dos empregados será menor. Assim, se ficarmos brigando por salários mais alto dificilmente conseguiremos em um município onde não há empresas de grande porte. O melhor caminho é procurar se qualificar numa área que tenha aptidão, abrir o seu próprio negócio e entrar na briga.
...