Relatório Final - Projeto de Extensão
Por: Jamil Barbosa • 19/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 2.482 Palavras (10 Páginas) • 463 Visualizações
Relatório do Projeto de Extensão – 2018
Projeto de Extensão Programa Televisivo de Divulgação de Trabalhos de Conclusão de Curso - Academus
Juazeiro-Ba – Novembro – 2018
Coordenação: Klébia de Souza Muricy Peixinho
Monitor de extensão: Jamilton Ferreira Barbosa
Colaboradores voluntários:
Anette Bento
Beatriz Reis
Fernanda
Mariana Brasileiro
Rafael
Victória Resende
Vitória Marques
Identificação da Ação de Extensão
1. TIPO DE AÇÃO: Programa( ) Projeto(x) Curso( ) Atividade/Evento( ) Prestação de Serviços( ) Produção & Publicação ( )
Título:
02. CARACTERIZAÇÃO
03. MODALIDADE: Ensino () Pesquisa () Extensão (x)
04. ÁREA DO CONHECIMENTO: Comunicação
05. EIXO TEMÁTICO: jornalismo
06. LINHA PROGRAMÁTICA: educação
07. PALAVRAS–CHAVE: Programa televisivo; divulgação científica; extensão
08. PÚBLICO ALVO: População em geral
09. COORDENADOR (A):
Matrícula: 74541755-8
Cargo: Coord. Webtv Uneb Núcleo Juazeiro Titulação: especialista.
Telefone: Celular: (87) 98828-3392
E-mail: kmuricy@uneb.br
10. LOCALIZAÇÃO NA UNEB
Departamento: de Ciências Humanas
Campus: III
11. RESUMO DO PROJETO DE EXTENSÃO
O Projeto de Extensão Programa Televisivo de Divulgação de Pesquisas e Trabalhos de Conclusão de Curso - Academus - é um programa educativo e de inclusão social. Lançado em 2018, à produção contar com a gravação, edição e publicação no canal do Youtube e no site da Webtv Núcleo Juazeiro de 8 (oito) programas televisivos, com o tempo médio a partir de 10 (dez) minutos. Cada programa conta com a participação de um ex-aluno da Uneb sendo o entrevistado no estúdio sobre o TCC que o mesmo desenvolveu. Um docente, indicado pela instância do DCH "Observatório do TCC" contribui com considerações acerca do trabalho em destaque. O Academus é um programa pioneiro na região no alcance à comunidade surda ao ser traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto destina-se a compor a grade de programação da Webtv Uneb.
12. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro oferece 6 (seis) cursos de graduação, 3 (três) mestrados e um Doutorado Interinstitucional (Dinter) em parceria com a Universidade de São Paulo, além de Centros de estudos, laboratórios, projetos de pesquisas e extensão. Uma comunidade acadêmica formada por mais de 100 servidores docentes, 143 servidores técnicos administrativo e 1.230 discentes responsável por uma efervescente e uma vasta produção científica. Necessárias, valiosas e importantes informações que, grande parte fica entre os muros da universidade. Material pronto para ser difundido. Mas como divulgar? Como dá o escoamento dessa produção para que gere novos significados e resultados? Como compartilhar com a sociedade o conhecimento científico desse campus e assim, beneficiá-la? De que forma dá o retorno à comunidade das produções às quais ela mesma contribuiu?
Na busca por respostas a essas indagações, adveio a proposta de criar um programa televisivo que possa servir de canal para a ampla divulgação das produções acadêmicas do campus, tendo como espaço de veiculação o site da WebTV Núcleo Juazeiro e, posteriormente em outros ambientes de parceiros como ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária), IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), dentre outros.
O programa coaduna com a missão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), respaldada na “produção, difusão, socialização e aplicação do conhecimento nas diversas áreas do saber” (Regimento Geral; Estatuto da UNEB, p.5; p.3). Como também aos objetivos da tríade ensino, pesquisa e extensão. Afinal, foi com base nesses pilares, a fim de contribuir com a ampliação do conhecimento científico da universidade, que a reitoria criou e instalou em 2010 a WebTV – site com plataforma web, canal televisivo na internet.
Pautada a partir do compromisso com a educação, cultura e cidadania, e também pelos ensejos da TV Pública, a WebTV.UNEB surge como espaço para ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica, além de ser responsável pelo resgate da história e memória da universidade. É o lugar de interlocução entre o ensino (em parceria com cursos e disciplinas, por exemplo), a pesquisa (com grupos voltados para estudos de televisão e tecnologia, por exemplo), e a extensão (com a promoção de cursos profissionalizantes, por exemplo), desempenhando papel fundamental como instrumento acadêmico e de produção científica.
Há oito anos, a WebTV foi implantada em Juazeiro e passou a veicular documentários, reportagens e programas produzidos pelos alunos do curso de jornalismo em atividades das disciplinas de Telejornalismo, Laboratório de Vídeo-Arte, Redação Jornalística III, bem como produções do projeto de extensão “Programas Experimentais de Televisão”. Há a necessidade de explorar mais o site publicando mais programas. No entanto, as limitações são imensas, pois não contamos com equipe de profissionais e servidores da área no quadro efetivo da universidade, para produzir programas. Atualmente o Laboratório de TV conta apenas com uma servidora técnica universitária do quadro efetivo e recentemente, recebeu um servidor com vínculo REDA (Processo seletivo Simplificado), com formação na área de Direito. As disciplinas do curso de Jornalismo e as demandas da área televisiva são realizadas por profissional contratado horista. Isso dificulta o trabalho, pois os recursos são limitados.
...