TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme "A Cecília"

Por:   •  3/3/2022  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “A Cecília” apresenta como Giovanni Rossi tentou implantar, no Brasil, uma colônia anarquista, entre os anos de 1980 e 1983. Relacionando as características dessa ideologia com o filme, notei que (1) os direitos fundamentais dos indivíduos se expressaram principalmente nas falas dos personagens, as quais reforçavam a ideia de que todos possuem os mesmos direitos, logo, um indivíduo não poderia ser superior a outro – exemplo: “A preguiça é um direito de todos e não privilégio de alguns”. A (2) ação direta é notada quando a obra evidencia que, na colônia, o culto à religião não é permitido, bem como é proibido a delimitação das terras. Esses elementos representam a ideia de liberdade para todos. Já a (3) educação libertária está nas cenas em que crianças aprendiam conteúdos juntas e livres. A (4) crítica aos preconceitos ideológicos e morais se apresentou quando o filme mostra a ideia de “amor livre”. A (5) auto-organização está em evidência quando a obra retrata os personagens defendendo a ideia de vida em sociedade sem leis, sem pessoas acima de outras. Se viu a (6) sociedade global na crença de que as relações humanas acabariam sendo naturais/espontâneas.

Particularmente, gostei do filme, acho que foi o primeiro sobre anarquismo que assisti, foi uma experiência enriquecedora. Na obra, a tentativa da colônia fracassou pelo fato de que as dificuldades superaram as teorias da ideologia, principalmente porque as pessoas que habitaram o lugar não tinham tanto conhecimento sobre anarquismo. Além disso, a desigualdade de produção entre os camponeses e os citadinos era um fator que possivelmente desenvolveria valores da sociedade burguesa; os moradores também não conseguiam aceitar o conceito de amor livre, o que gerou muito ciúme entre os colonos; entre outros elementos.

Rossi idealizou bem uma tentativa de sociedade anarquista, no entanto, esqueceu-se de que quando os humanos vêm de uma estrutura que já lhes fora apresentada, eles tendem a mantê-la, é difícil se desvincular de valores externos a eles e que já foram incorporados há tempos (inclusive, achei bem ingênuo da parte dele pensar que as relações humanas dentro da colônia aconteceriam de modo espontâneo, apesar de isso ser um pensamento característico da ideologia). Ademais, mesmo que os indivíduos que participaram da colônia gostassem da teoria que Rossi lhes apresentara, na prática, não tinham tanto conhecimento sobre a ideologia anarquista e isso dificultou ainda mais o sucesso da colônia. De modo geral, o filme mostrou o quanto é difícil tentar organizar uma sociedade somente a partir de ideais ideológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com