A Figura de Linguagem
Por: Bruno Felício • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 385 Visualizações
[pic 1]
JOSÉ DAVID PEREIRA NETTO
A INTRODUÇÃO DO ENSINO DE DAMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
BARRA BONITA/SP
2011
JOSÉ DAVID PEREIRA NETTO
A INTRODUÇÃO DO ENSINO DE DAMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Revisão do referencial teórico que ira compor o Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Educação Física da Faculdade de Educação Física de Barra Bonita /SP, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Licenciatura.
Orientador: Me. Evandro A. Corrêa
BARRA BONITA/SP
2011
RESUMO
Este projeto tem por objetivo geral mostrar a importância do Jogo de Damas nas escolas de ensino fundamental, seja em qualquer tipo de disciplina, porque desenvolve inúmeras habilidades para a prática escolar.
O Jogo de Damas não é apenas uma distração. É, alem disso, um importante exercício intelectual com todos os tipos de combinações de uma complexidade incomparável.
Ele constitui uma distração sadia, que leva a criança ao treinamento da memória, à reflexão, melhorando a aplicação nos estudos, é uma prática que prende a atenção, obriga a concentrar-se a refletir muito e ter mais rapidez de raciocínio. Muitos alunos encontram neste jogo um meio de desenvolver seu potencial intelectual, que às vezes, demoraria muito para se desenvolver pela falta de estímulos adequados.
Carlos Alberto Ferrinho um dos grandes propulsores do jogo de damas no Brasil escreve em sua primeira obra ABC do Jogo de Damas seguinte afirmação: “Raciocínio, concentração, faculdade de analisar com precisão antes de tomar decisões, criação artística, controle nervoso, o estudo sistematizado, o gosto pelos estudos, à prática desportiva saudável, são qualidades que o Jogo de Damas pode desenvolver.” (FERRINHO, C.A., 1996).
Palavra chave: Jogo de Damas, Introdução no Ensino Fundamental.
JOGOS NA APRENDIZAGEM
O jogo é uma das atividades mais antigas, de fato mais antiga que a própria civilização humana, pois os animais convivem com essa prática desde os primórdios da vida. Podemos notar que não se trata apenas de um fenômeno fisiológico ou manifestação psicológica, que ultrapasse esses limites, é uma função significante. No jogo há algo que transcende as simples necessidades da vida e dá sentido a ação.
Piaget escreve a respeito do papel dos jogos na infância para formação do Adulto, segundo ele: “O Jogo constitui o pólo extremo da assimilação da realidade do ego, tendo relação com a imaginação criativa que será fonte de todo pensamento e raciocínio posterior” (Piaget 1962, p. 162).
É na idade escolar que as pessoas sentem a necessidade de agrupar-se para praticar as diversas atividades, uma delas é o jogo. É também nessa fase que a dinâmica lúdica oferece oportunidade para o fortalecimento das relações humanas, como nas amizades e o companheirismo.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes – enfrentarem desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da crítica, da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório - habilidade necessária para aprendizagem. (BRASIL 1998, p. 47)
Outro fator importante dos jogos no meio educacional é a motivação, tarefas como a leitura e a escrita que parecem trabalhosas e desinteressantes tornam-se agradáveis e atrativas quando envolvidas por eles. Nota-se a felicidade com que os alunos se propõem a fazer atividades escolares quando essas são envolvidas por algum tipo de atividade lúdica.
Infelizmente muitas vezes os professores tendem a separar o trabalho do jogo na realidade escolar, deixando de envolver essa indispensável ferramenta no processo de aprendizado, delegando as mesmas apenas os poucos momentos de recreação.
O JOGO DE DAMAS
Este trabalho buscará informações que comprovem a eficácia do Jogo de Damas no desenvolvimento do cognitivo do praticante, e que se usado nas escolas trará resultados plausíveis, tanto no aprendizado de como jogar Damas corretamente quanto no desenvolvimento de habilidades necessárias quem são importantes na compreensão de matérias da grade curricular.
Segundo da Silva (1987, p. 13) “é um esporte científico que amplia o poder de concentração do praticante, fazendo-o deleitar-se com um arrebol de combinações maravilhosas.” Tem como objetivo mostrar que o Jogo de Damas trás uma gama de combinações o que torna o campo de estudo amplo e muito complexo, trazendo benefícios ao praticante, pois ele ótimo para o cognitivo.
O jogo de damas é um jogo esportivo, educacional e recreativo, no qual os jogadores, em luta intelectual, realizam os planos de tática e estratégia, inventam combinações, treinam sua memória, atenção, imaginação, orientação e cálculo.
O sucesso permanente do Jogo de Damas está fundado em bases científicas do conhecimento de cálculo exato e profundo, na adaptação de leis e princípios de luta posicional, na execução de combinações, na realização de planos criativos, no estudo permanente da teoria e no enriquecimento da experiência prática com as leis da lógica e da probabilidade.
Três componentes são importantes no Jogo de Damas:
1. Discernimento analítico: pelo qual o jogador decidirá sobre a conduta geral a ser implantada à partida, dentro de uma concepção estratégica ou em combinações táticas.
2. Capacidade combinativa: que consiste na execução de manobras táticas objetivando uma superioridade posicional.
3. Análise psicológica de fatores correlatos: que consiste na constante avaliação de elementos que gravitam no meio ambiente competitivo e exercem influência indireta sobre o evoluir da partida.
...