COMUNICAÇÃO PÚBLICA E AS ESTRATÉGIAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA ALIANÇAS INTERSETORIAIS
Por: black013 • 5/5/2017 • Resenha • 446 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH1
DISCIPLINA – TEORIAS APLICADAS ÁS RRPP
RESUMO DO TEXTO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA E AS ESTRATÉGIAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA ALIANÇAS INTERSETORIAIS
Em Comunicação publica e as estratégias de relações públicas nas alianças intersetoriais a autora Maria José da Costa Oliveira traz em seu texto as alianças intersetorias entre os primeiro, segundo e terceiro setor fazendo uma análise sobre o papel da área de relações públicas nesse contexto. Em uma primeira abordagem a autora faz um panorama sobre as desigualdades sócias do Brasil e todo seu contexto de corrupção, insegurança e desconfiança no governo, mas salienta que valores como: ética, moral, respeito mútuo e solidariedade devem ser resgatados ou cultivados na sociedade.
Inúmeros exemplos de empresas da iniciativa privada ou ate iniciativas governamentais visam a construção da cidadania. Mas é a integração dos diferentes setores que garante um resultado efetivo um esforço conjunto é capaz de mostrar a importância da união de diversos segmentos na resolução de problemas sociais. Nesse contexto a importância do profissional de relações públicas é contribuir para a conscientização desses diversos setores sociais. A comunicação publica segundo Heloisa Matos envolveria o cidadão de maneira mais diversa, participativa estabelecendo um fluxo de comunicação participativa entre o Estado e a sociedade. Essa comunicação abre espaço para o debate e a tomada de decisões relativas a vida publica do País.
Há uma necessidade de aprimoramento nessas alianças intersetoriais pôs sabe-se que ainda há obstáculos e são inúmeros de forma que dificultam a parceria entre tais setores. O reconhecimento das qualidades e limitações de cada segmento é o principio da construção de uma relação ética. O papel do relações publicas é fundamental nesse processo buscando atribuir a área o seu valor social assessorando e propondo politicas publicas as organizações. São varias as estratégias de relações publicas que podem contribuir para a comunicação nas alianças intersetoriais. As duas que se destacam são o Lobyy e as audiências públicas essas duas se caracterizam pela colaboração na interlocução entre setores da sociedade pos proporcionam um debate publico e democrático.
A conjuntura social brasileira retrata a necessidade da reconstrução de valores sociais imprescindíveis para a legitimação de ações de interesse do bem publico. Uma estrutura constituída nesses valores interligada com a integração de diversos setores abre espaço para politicas públicas que amenizem as demandas da sociedade. As alianças intersetoriais garantem o exercício da cidadania e a utilização de instrumentos como o Lobby e as audiências públicas pelo profissional de relações públicas pode ser usados como modelos de transformação social e é nesse sentido que as relações publicas mostram seu papel determinante na conscientização, criação e organização de projetos que estabeleçam um desenvolvimento construtivo a sociedade.
...