Dicas para Escrever Loglines
Por: gabrielsouza789 • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 948 Palavras (4 Páginas) • 331 Visualizações
10 Tips for Writing Loglines
10 Dicas para Escrever Loglines
by James Burbidge in Indie Tips, Screenwriting Tips
Loglines are tricky things – distilling 120 pages of script into one sentence and imbuing it with the power to summarise, titillate and intrigue is a surprisingly difficult task. As a writer it can be hard to develop a good logline because you are invested equally in each part of your work – identifying the crucial story elements and leaving everything else out feels like you aren’t doing your script justice. But remember, a good logline is crucial to selling your script; in a covering letter, in a pitch, in the 30 second window you have with an executive when you accidentally meet on the Great Wall of China. That being the case it is vital that you develop a good logline for your magnum opus, something with sizzle and pop, but also, crucially, something that tells the audience what the script is about.
A diferença entre uma logline e uma tagline
Uma logline é uma descrição em uma (ou ocasionalmente duas) sentenças que reduz o roteiro à sua narrativa dramática essencial de maneira tão sucinta quanto possível.
Uma tagline é uma cópia de peça de marketing (?) destinada a figurar em cartazes para vender o filme.
- In space no one can hear you scream (Alien)
Uma logline contem todos os elementos necessários para contar uma boa história. Ela é escrita para profissionais da indústria para mostrar que você pode criar uma história viável para o roteiro –
Uma última observação que você não vai gostar: uma logline é o DNA do seu roteiro. Se você não consegue produzir uma boa, provavelmente a história do seu roteiro também não é. Por isso tem gente que sugere que se escreva uma logline para a ideia antes de embarcar no roteiro.
Dicas para saber por onde começar:
1. A logline must have the following
Uma logline deve ter:
- o protagonista ou protagonistas, o objetivo e o antagonista/force antagônica
2. Não use o nome do personagem
Não traz informação intrínseca, portanto é uma palavra inútil. Em vez disso, diga alguma coisa sobre o personagem:
- uma assistente de chef de cozinha
- um ex-super herói
3. Use um adjetivo para dar um pouco de profundidade para o personagem.
É a sua chance de mostrar o personagen. Cuidado com clichês, e também com o poder da ironia. Ajuda se a característica que você descreve tiver alguma coisa a ver com o plot.
- uma assistente de chef de cozinha muda
- um ex-super herói alcoólico
4.
Clara e rapidamente apresente o objetivo principal do protagonista.
É o que conduz a sua história e deve conduzir sua logline também. Certifique-se que o objetivo se apareça logo no roteiro – se você não cumpre a promessa da sua logline com a rapidez necessária, o resto do roteiro não será lido.
- uma assistente de chef muda quer conseguir a posição de Chef no novo restaurant de seu patrão.
- Um ex-super herói alcoólico procura por sua filha.
5. Descreva o antagonista
The antagonist should be described in a similar, but preferably shorter, manner than the hero. If the hero faces a more general antagonistic force then make it clear that they are battling something, not just life’s bumps and buffets.
O antagonista deve ser descrito de maneira similar, mas preferivelmente mais curta do que o heroi. Se o heroi enfrenta uma força antagônica mais geral então deixe claro que eles disputando alguma coisa, não apenas os tropeços da vida.
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