Efsilva
Pesquisas Acadêmicas: Efsilva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FigueiraEres • 14/3/2015 • 8.838 Palavras (36 Páginas) • 207 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)
ADMINISTRAÇÃO
Polo Júlio de Castilho
Eliza De Souza RA: 365344
Eres Figueira da Silva RA: 380639
João Alberto G. Benites RA: 353905
Wagner Luís De Souza RA: 369241
Gilnei de Oliveira Leite Junior RA:375838
Wania Cyrillo Stefano RA: 353906
Waleska Gorette Martini Meirelles RA:365067
ATPS Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais
Campo Grande – MS
Abril / 2014
SUMÁRIO
Introdução------------------------------------------------------------------------------------03
Etapa 1
A Empresa Biojoias Pantaneiras-----------------------------------------------------------04
Etapa 2
Processo de Internalização------------------------------------------------------------------07
Etapa 3
Mercado Alvo--------------------------------------------------------------------------------15
Plano de Internacionalização---------------------------------------------------------------24
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, apresentar os planos estratégicos e as conquistas de uma empresa fictícia, denominada Biojoias Pantaneira, dentro do mercado exportador.
Com a elaboração deste trabalho, pretendemos informar um pouco mais os leitores sobre o "intenso" mundo das exportações, e quem sabe, cooperar para que outras empresas busquem as características, estratégias e informações necessárias, para que a exportação seja uma oportunidade de crescimento e otimização dos lucros, dentro da organização.
Sabemos o quanto é complicado para as empresas atuais, apostarem em uma mudança, ou em um novo mercado, e essa atitude de recuo, acaba fazendo com que as organizações brasileiras percam grandes oportunidades de crescimento, principalmente no mercado externo.
ETAPA 1: BIOJÓIAS PANTANEIRA
As biojóias são joias feitas artesanalmente com sementes colhidas na floresta, beneficiadas e imunizadas pelos índios, colonos e ribeirinhos da região, onde, repassadas para os artesões locais, tornam-se através de fino acabamento em maravilhosas peças. Produzir uma biojóia é a arte de unir elementos vegetais com metais nobres e pedras preciosas e gemas coradas, para transformar sementes, pedaços de madeiras e outros materiais em verdadeiras joias naturais. As sementes são lapidadas manualmente uma a uma e quando necessário, tingidas. É perceber a beleza nos pequenos detalhes, e tirar partido do que a natureza criou realçando com materiais de joalheria, verdadeiras "pérolas" vegetais. As biojóias trazem as cores, formas e texturas da riquíssima flora brasileira, dando a quem as usa toda essa beleza e um ar muito natural.
As sementes mais adequadas para a fabricação de biojóias são as maduras que não germinam, catadas no solo do Pantanal que se transformam em peças exclusivas da criação nativa, pelos artesãos do Pantanal, traduzindo beleza e arte em requintadas bijuterias coloridas.
Especializada na fabricação de biojóias, a Biojóia Pantaneira tem inspiração no maior bioma terrestre do planeta, a Pantaneira, para produzir suas peças. Utilizando essencialmente matéria prima vegetal - sementes, cascas, fibras de árvores, madeiras para reciclagem e palhas - as criações exclusivas seguem formas, cores e diferentes texturas encontradas no eco região.
Desde a idealização dos acessórios até a finalização, as peças passam pela seleção criteriosa de nativos e famílias ribeirinhas - que coletam os materiais no Pantanal - pela criatividade de designers e habilidade dos artesãos durante a confecção.
A extração de matéria prima e o processo de retirada das sementes, recolhidas diretamente do chão, seguem parâmetros de qualidade e acontecem sem nenhum tipo de dano para o meio ambiente. Com essa postura a Biojóia Pantaneira incentiva os princípios da sustentabilidade, responsabilidade social e valorização de produtos ecologicamente corretos.
A Biojóia Pantaneira, loja virtual, e exportação pra todo País, tanto Brasil como Japão, e Europa, que é especializada na comercialização de biojóias do Pantanal como colares, brincos, anéis e pulseiras.
Com uma pesquisa acerca de agências de fomento á exportação de artesanato, bem como associações que possam dar orientações no processo de exportação de produtos artesanais, as agências que atuam neste setor, bem como seu papel, as condições de atuação e de que maneira é possível obter o auxílio, a que está responsável é a ABEXA - Associação Brasileira de Exportação de Artesanato colabora com a direção da empresa na elaboração de um plano de reformulação que abarca todos os aspectos da empresa, desde a analise da situação atual, diagnostico e a proposta de um plano de ação que tem como objetivo adequar à empresa á realidade particular de cada mercado.
APEX (Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) possui foco total em auxiliar os empresários brasileiros que tem interesse em se internacionalizar, assim como empresários que tem interesse em entrar no mercado Brasileiro, disponibilizando total auxílio a esse perfil de empresas. O principal papel da APEX é atuar como agente capacitado para inserir empresas de todos os portes no mercado internacional, com foco nas pequenas e médias empresas, apoiando também as empresas que desejam agregar valor ao seu produto e exportar, além disse ela também trabalha na organização de eventos e missões empresariais do setor com custo reduzido ou zero para o exportador.
Uma forte característica das políticas de exportações brasileiras é o forte incentivo
...