Indústria Cultural
Por: IngridMiller • 9/11/2015 • Resenha • 480 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Indústria Cultural: Ideologia,
Consumo e Semiformação
O texto reflete sobre o aspecto ideológico da industrial cultural, analisando seu funcionamento relacionado ao processo de produção e distribuição de mercadorias. É também abordado os mecanismos formativos e subjetivos relacionados com a adaptação dos indivíduos á realidade mediada pelos produtos culturais.
Este artigo fala de Adorno, Horkheimer e Mercuse. E o estudo tido como tema a ideologia, a partir da década de 30, no tema encontra-se no cerne dos trabalhos e , permaneceu nos trabalhos anteriores. A reflexão desenvolvida pelos teóricos trouxe novas formas de dominação existentes na sociedade industrial.
As idéias das classes dominantes também são citadas no texto, em especial, a classe burguesa. Apresentadas com representações definitivas e legítimas, que silencia as contradições sociais e econômicas.
Vemos que em um primeiro momento, aproximadamente até a década de 40, a ideologia se focava em um aspecto Marxista tradicional, como dissimulação da dominação. Em um segundo momento vemos que, desde os anos 40, a ideologia passou a ser abordada de acordo com os parâmetros diferentes, os quais caracterizam as produções mais consistentes da Teoria Crítica.
Sobre a ideologia, vemos no texto que ela assume um papel afirmativo, que não consiste mais em deformar a realidade, mas agora desempenha funções desmistificação antes atribuídas á ideologia ( Rouant ). Para Rouanet, a tarefa de desmistificação da ideologia se torna mais complexa, pois a mentira assume a transformação qualitativa da ideologia como “ a nova etapa do esclarecimento ”.
O estudo sobre a ideologia parte de um princípio básico, tanto em sua concepção marxista como nas reflexões dos Frankfurtianos. O texto mostra que este princípio consiste na separação entre pensamento e ação, cultura e materialidade, sujeito e objeto.
Falando sobre Adorno, Horkheimer e Mercuse. Vemos que os teóricos fazem referência a separação, difundida na Alemanha, entre cultura e civilização. A separação consiste na autonomia das idéias e da produção em relação á produção material concreta, cisão que fundamenta o próprio conceito de ideologia.
O conteúdo do texto também cita o grande feito da indústria cultural. Que foi promover uma falsa reconciliação entre a reprodução do mundo material e espiritual. O processo foi realizado por meio da mercantilização da cultura, pela união destas duas esferas distintas promovida pelo capital.
Esquematismo e Semiformatação. Sobre os temas o texto mostra que o que Adorno e Horkheimer titulam de indústria cultural pode ser entendida como a própria formação cultural e pedagógica direcionada pelos valores da mídia, que podem ser identificados com os próprios valores da produção capitalista ( consumo, rapidez, facilidade, quantidade etc.).
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