Ligação iônica E Molecular
Artigo: Ligação iônica E Molecular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Guia • 14/12/2014 • 1.402 Palavras (6 Páginas) • 1.044 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
Avenida República do Paraguai, 120, Sarapuí - Duque de Caxias/RJ
AULA EXPERIMENTAL V:
Ligações iônicas e moleculares
Isabelle Nascimento de Mello
Pamela Roberta Alves da Costa
Sonara Gonçalves Silva Cassa
Duque de Caxias
08/09/2014
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 2
2. INTRODUÇÃO 2
3.1 Materiais 4
3.3 Procedimento 5
3.3.1 Substâncias iônicas e moleculares frente ao aquecimento 5
3.3.2 Polaridade e solubilidade 5
5. DISCUSSÃO 5
4.1 Substâncias iônicas e moleculares frente ao aquecimento 5
4.2 Polaridade e solubilidade 7
6. CONCLUSÃO 7
7. TRATAMENTO DOS RESÍDUOS 7
1. OBJETIVO
Este relatório tem por objetivo relatar os experimentos realizados com a finalidade de identificar as ligações iônicas e moleculares nas substâncias químicas, a polaridade e a solubilidade de algumas substâncias em diferentes solventes.
2. INTRODUÇÃO
Tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço é formado por substâncias químicas. As substâncias químicas são constituídas por átomos que, quando isolados, não apresentam estabilidade, com exceção dos gases nobres. Um dos aspectos mais intrigantes da química é o estudo das forças que agem entre os átomos para se tornarem estáveis. A força mais forte é denominada ligação química, e ela unem átomos formando moléculas, agrupamentos de átomos ou sólidos iônicos.
As ligações iônicas são forças eletrostáticas que atraem os íons de cargas opostas, onde um átomo tende a perder elétron, formando um cátion, e outro tende a ganhar, formando um ânion. Esta ligação ocorre frequentemente entre metais e não metais ou entre metais e o hidrogênio, e as substâncias formadas são chamadas de pares iônicos. Em temperaturas elevadas e em soluções concentradas que contêm íons encontramos esta ligação em alguns gases, porém é mais comum achar compostos iônicos no estado sólido, em temperatura ambiente, pois se caracterizam pela formação de retículo cristalino.
As ligações covalentes ou moleculares ocorrem quando dois átomos têm a mesma tendência de ganhar e perder elétrons. Frequentemente esta ligação é feita entre não metais e não metais ou, hidrogênio e não metais ou, hidrogênio e hidrogênio. Pelas condições de ambos os átomos terem a mesma tendência, a transferência total de um elétron não acontece, sendo assim os elétrons ficam compartilhados entre os átomos. A ligação covalente tem pontos de fusão e ebulição baixos e podem ser encontrados nos três estados físicos.
Os dois tipos de ligações químicas citadas a cima caracteriza as substâncias quanto a sua solubilidade e polaridade. A solubilidade é a quantidade máxima de um soluto para se dissolver em um solvente a certa temperatura. Porém para que isto ocorra outro fator importante interfere: a polaridade. A polaridade se relaciona com o tipo de ligação química existente entre os átomos. Para que um soluto se solubilize em um solvente eles precisam ter energia de ligação semelhantes. A ligação iônica, por exemplo, formam pares iônicos polares, pois suas cargas são opostas, a água também é uma substância polar, e ao misturar o soluto cloreto de sódio (Na+Cl-) na água o sal se solubiliza (acho que isso pode tirar ou então coloca como exemplo). Assim, podemos afirmar que solutos polares se dissolvem em solventes polares, e substâncias apolares em apolares.
O presente relatório visa apresentar os experimentos realizados no laboratório e os experimentos contidos na apostila, no qual utilizamos as técnicas de mistura de soluções para observar a polaridade e solubilidade de alguns solutos em diferentes solventes.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
Materiais
Quantidade utilizada
Almofariz e pistilo 1
Espátula 1
Estantes para tubos de ensaio 1
Pró-pipeta (peras)
Pipeta graduada de 2 mL
Tubos de ensaio 5
5
15
3.2 Reagentes
Reagentes Quantidade utilizada
Água deionizada 1,0 mL
Álcool etílico (etanol) P.A. (C2H5OH) 1,0 mL
Cloreto de ferro III hexahidratado (FeCl36H2O)
Cloreto de sódio (NaCl) 1,0 g
1,0g
Iodo sólido (I2) 1,0g
Naftaleno sólido (C10H8) 1,0 g
Óleo de soja comercial 1,0 mL
Querosene 1,0 mL
3.3 Procedimento
3.3.1 Substâncias iônicas e moleculares frente ao aquecimento
Este experimento não foi realizado, mas será abordado na discussão.
3.3.2 Polaridade e solubilidade
• Adicionou-se em um tubo de
...