O Objetivo Da Psicopedagogia
Casos: O Objetivo Da Psicopedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cynthiapsi • 27/2/2015 • 626 Palavras (3 Páginas) • 2.068 Visualizações
Resumo do texto: SILVA, Maria Cecília Almeida e. O Objeto da Psicopedagogia.
Segundo Silva, o objeto da Psicopedagogia percorre todo um caminho de construção de sua identidade através da necessidade histórica de resignificar suas características enquanto considerado como um saber.
Essas resignificações, dentro de um contexto histórico, traçam visões diferentes da Psicopedagogia quanto ao seus objetivo e objeto de estudo. Pode-se considerar que SILVA apresenta três visões distintas dessa construção conceitual Psicopedagógica.
No Brasil, a Psicopedagogia surge como uma resposta ao problema do fracasso escolar e, portanto, o seu objeto é: os sintomas das dificuldades de aprendizagem como desatenção, desinteresse, lentidão e astenia. E o seu objetivo é, então, remediar tais sintomas. Nessa concepção, a dificuldade de aprendizagem é vista como um mau desempenho a ser tratado.
Nesse sentido, a Psicopedagogia não é compreendida como um saber independente e sim uma agregação limitada dos conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia.
As crítica que podemos fazer quanto à essa primeira visão se inicia com a própria concepção do processo de aprendizagem que afirma a imposição de todos esses "problemas" ao aprendente como se o processo de aprendizagem fosse independente do processo de ensinagem.
Uma segunda crítica pode ser feita na medida em que o tratamento dos sintomas não extinguem os problemas. Entendo sintomas como uma manifestação de um conflito mais complexo não há como restabelecer uma articulação sadia no processo de aprendizagem se não forem levados em conta as diferentes dimensões que envolvem esse processo: afetivo, cognitivo e social.
Uma segunda visão psicopedagógica é construída tendo como objeto a gênese da aprendizagem e como objetivo, refazer esse processo em todos os seus "aspecto".
De acordo com essa visão, o perfil do corpo teórico psicopedagógico modifica-se de uma coletânea de saberes para um saber independente que tem seus próprios instrumentos corretivos e profiláticos. No entanto, no decorrer da atuação psicopedagógica clínica, surge uma nova necessidade de redefinir seu campo de estudo na medida em que, segundo SILVA, constatou-se que a relação estabelecida pela Psicopedagogia não é com o processo de aprendizagem mas entre esta e o sujeito desse processo.
Uma terceira visão pode ser considerada quando essa reformulação teórica psicopedagógica constrói uma novo objeto de seu conhecimento que é o ser cognoscente, ou seja, o sujeito em processo de construção de conhecimento.
• um sujeito, portanto, pluridimensional cujas dimensões racional, afetiva/desiderativa e relacional se articulam à todo momento;
Dimensão relacional : a ação do ser cognoscente está sujeita às determinações sociais.
• um sujeito autônomo a partir das relações, cada vez mais complexas, que estabelece com o mundo pela linguagem e constrói o seu conhecimento numa dinâmica dialética de mudança/permanência, equilíbrio/desequilíbrio, unidade/diversidade;
• um sujeito contextualizado biologicamente e socialmente que influenciará na construção dos seus conceitos, julgamentos e valores;
Dimensão
...