O Pessoal, Profissional, Emocional e Social na Pandemia
Por: Alana Sampaio • 16/8/2021 • Dissertação • 466 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
AMADURECIMENTO: Pessoal, Profissional, Emocional e Social na pandemia.
Alana Sampaio, 2º semestre de Marketing na Fatec Sebrae e vou contar um pouco dessa minha experiência com a vida adaptada a pandemia nesse semestre.
Situações difíceis nos fazem amadurecer e esse sem dúvidas foi um dos maiores ensinamentos que tive nesse período. Todos os meus planos “A’s”, tiveram que ser substituídos por um plano B e em alguns casos até por um C. Haja psicológico para lidar com desejos e expectativas frustradas. Tive que fazer um esforço árduo para ir trabalhando diariamente minha mente e coração para tentar entender e compreender que isso que estou vivendo é só uma fase e que a melhor maneira de enfrentar tudo é com muita responsabilidade e sabedoria. E com muita atenção para que meu comportamento não influenciasse no meu desempenho em outras fases da minha vida. Li muitas matérias que foram disponibilizadas na web, e que me ajudaram a lidar com toda essa turbulência de sentimentos.
Foram meses em isolamento total dentro de casa, sem prazo de validade de quanto isso acabaria. Num primeiro momento o contato com os amigos e colegas era intenso, mas com o passar do tempo, esses laços foram se quebrando. Hoje meu ciclo de amizades está relativamente reduzido e muito mais seletivo. Atribuo esse meu amadurecimento a avaliar prioridades o tempo inteiro graças ao grave cenário que a pandemia nos trouxe. Me obriguei psicologicamente a tomar decisões mais responsáveis e racionais. Consegui carregar esse tipo de método para todas as fases da minha vida, tenham sido elas: Psicologias, sociais, pessoais ou emocionais.
De forma gradual e com consistência, consegui evitar feridas incuráveis ou crises de ansiedade e até mesmo depressão. Tive ajuda, claro, dos meus familiares que por conta da idade e maturidade, puderam me acalmar em momentos difíceis e me auxiliar nas melhores decisões.
Na faculdade em particular passar por esse momento junto aos meus companheiros de classe foi leve e gostoso. Estávamos de mente e coração presentes e um sempre demonstrava apoio aos demais. Tenho sorte por minha turma ser tão empática e unida. Sem eles tudo isso teria sido mais delicado de viver.
Enfrentar e estar enfrentando ainda a pandemia, por mais difícil que seja, me trouxe muitos aprendizados e um olhar que valoriza mais a vida e as pequenas coisas. Sei que não só eu, mas todos nós, desejamos que esse momento passe logo, mas não posso deixar de pontuar que vivi situações que jamais teria vivido e solucionado de forma tão madura se não fosse pelo cenário atual. Sendo assim, percebo que também pude tirar proveito me reinventar graças a tudo isso.
...