RESUMO DO FILME: MR. HOLLAND – ADORÁVEL PROFESSOR
Por: Monique de Sá • 20/10/2017 • Resenha • 773 Palavras (4 Páginas) • 1.874 Visualizações
[pic 1]
Universidade Aberta do Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento de Ensino a Distância
Thays de Sá Targino Liberal
RESUMO: MR. HOLLAND – ADORÁVEL PROFESSOR
Maceió, 2017
[pic 2]
Universidade Aberta do Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento de Ensino a Distância
Thays de Sá Targino Liberal
RESUMO DO FILME: MR. HOLLAND – ADORÁVEL PROFESSOR
[pic 3]
Maceió, 2017
RESUMO ABORDANDO ASPECTOS DA SURDEZ: MR. HOLLAND – ADORÁVEL PROFESSOR
O filme “Mr. Holland – adorável professor” tem início no ano de 1964, quando o senhor Holland, através de um incentivo de sua esposa Glenne, decidi lecionar aulas de música para alunos de uma escola americana. A principal dificuldade do novo professor seria fazer com que aqueles alunos tão displicentes passassem a se interessar pela música e pudessem amá-la como ele o fazia.
O que era apenas para ser uma fase, já que o senhor Holland apreciava mesmo compor e não lecionar, acabou durando muitos anos, afinal no meio do percurso, sua esposa engravidou de um lindo menino. A ideia não foi prontamente aceita por Holland, afinal esta não teria sido uma gravidez planejada.
Já querido por seus alunos e envolvido completamente no ambiente escolar, o senhor Holland fica à frente da banda marcial daquele colégio. É durante um desfile cívico que a senhora Glenne acaba percebendo que seu pequeno bebê Cole não escuta, já que uma sirene passa pelo local e a criança não acorda.
Ao chegar a sua casa, o senhor Holland é surpreendido com a notícia. Prontamente eles levam a pequena criança ao médico, que explica tratar-se de uma criança especial por ter apenas 10% da audição e que por isso os pais deveriam agir e falar de forma natural com ele, não incentivando a aprendizagem da língua dos sinais, muito menos a interação com outras crianças com o mesmo problema. Na verdade, este é o ponto principal, pois através deste diagnóstico e destes conselhos trazidos pelo médico, enxergamos a falta de conhecimento e também a ignorância trazida por alguém que deveria ser apto a tratar o tema de uma maneira mais consciente e explanadora.
A senhora Holland percebe o quanto aquele médico estaria errado quando vê que não consegue estabelecer um diálogo com seu filho. Durante uma passagem na cozinha de sua casa em que ela não entende o que a criança pede, ela percebe que deixar a criança sem aprender a linguagem de sinais seria fazer com que ele não se desenvolvesse como ser humano e que principalmente ela nunca conseguiria entender seus anseios, pedidos etc.
Mesmo a contragosto de seu marido, por ser um investimento caro, ela decide colocar o pequeno Cole numa escola especializada para seu problema. Lá tanto ele quanto ela poderiam aprender a nova língua e dai sim ter uma comunicação eficaz no ambiente familiar.
...