Resenha de filmes
Por: Sonia Franchi Vocci • 30/4/2016 • Resenha • 1.245 Palavras (5 Páginas) • 344 Visualizações
Faculdade de Humanidades e Direito[pic 1]
Curso de Pedagogia
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
Aluno (a): Rafaela da Cunha Vasques Matrícula nº224548 Pólo: Itanhaém Ano Letivo: 2016
Filme: Entre os muros da prisão
Direção: Christian Faure
• Roteiro: Auguste Le Breton (romance), Albert Algoud (roteiro)
• Gênero: Drama
• Origem: França
• Duração: 95 minutos
• Tipo: Longa-metragem.
O filme se passa na França por volta de 1932 e fala da vontade de um jovem de 14 anos de fugir da escola-orfanato para Nova York de navio, nessa escola as crianças e jovens sofrem castigos e perseguições, mas seguem enfrente buscando seus objetivos que é a conquista da liberdade e de dias melhores.
No filme mostra-se uma educação vigiada, com exclusão social, fica difícil de entender como se educa uns adolescentes maltratando e excluindo de tudo e de todos, mas o filme traz esse tipo de escola para jovens rebeldes e de difícil convivência social. O que salvou os dois jovens protagonistas foi à arte, o cinema e a escrita, pois um se tornou cineasta e o outro escritor, o filme serve para refletirmos sobre a maneira de como criamos nossos filhos e mostra que é em casa onde se inicia a educação, o amor e o respeito tornando assim as crianças em bons cidadãos e fazendo com que se tornem alunos melhores.
O filme é muito triste em todos os aspectos, mas uma realidade que vemos a toda hora e em muitos lugares. O enredo do filme me ajudou a tentar entender melhor o que se passa na mente de uns adolescentes, a trama nos remete a fazer uma reflexão do que estamos fazendo com nossos jovens e crianças, será que estamos no caminho certo ou são as pessoas que se perderam com tanta falta de amor e respeito a vida.
Somos formadores de opiniões e temos o dever de ajudar fazendo nossa parte.
Filme: UM SONHO POSSÍVEL
- Origem: EUA
- Ano de produção: 2009
- Gênero: Drama
- Duração: 128 min.
- Classificação: 10 anos
- Direção: John Lee Hancock
- Elenco: Sandra Bullock, Tim McGraw, Quinton Aaron.
O filme conta a história real de um menino que depois de ser separada de sua mãe, uma viciada em drogas e de seus irmãos, vira um morador de rua, ao ser adotado por uma família muito rica, esse menino consegue se reconstruir, melhorando sua vida escola e dentro da sociedade e de largado e abandonado se torna uma estrela do futebol americano.
O filme nos mostra que todo sonho é possível, basta termos confiança e nos esforçar para que tudo dê certo.
O enredo mostra um modelo de ensino combinado á prática esportiva e a busca do primeiro lugar mostrou também que o aprendizado é feito de várias maneiras e devem ser respeitados, pois cada um aprende ao seu modo e no seu tempo. A educação se faz por vários meios há fatores internos e externos que influenciam o processo de aprendizagem.
Com o filme aprendi que a solidariedade, o amor ao próximo e a dedicação, respeitando a bagagem de cada aluno, criamos um elo entre nós professores, alunos e sociedade.
Ser professor é ser um visionário, acreditando no futuro inovando e seguir aprendendo juntos.
Filme: MEU MESTRE, MINHA VIDA
Gênero: Drama
Direção: John G. Avildsen
Roteiro: Michael Schiffer
Elenco: Alan North, Beverly Todd, Morgan Freeman, Robert Guillaume
Produção: Norman Twain
Fotografia: Victor Hammer
Trilha Sonora: Bill Conti
Duração: 109 min.
Ano: 1989.
O filme se passa em New Jersey, EUS, no colégio Eastside, com o professor Joe Clark que após 20 anos de sua saída, retorna e tem o grande desafio de limpar e arrumar uma escola quase acabada e a beira do fracasso. Sua missão é administrar a escola arruinada pelo tráfico de drogas, brigas e falta de empenho dos professores, alunos e da comunidade.
Um filme sensacional, que mostra como a educação feita com amor, dedicação e honestidade só tende a dar certo. Podemos ver também no filme que mesmo com as condições contrárias, utilizando os métodos certos e com a contribuição da família, alunos e comunidade os resultados aparecem e os objetivos se concretizam.
Sabemos que no processo de ensino aprendizagem, irão surgir diversos problemas como esses que o filme nos mostra e temos que saber trabalhá-los em prol da educação.
Esse filme me fez ver o quanto é importante a ação do professor e também no caso dos diretores, funcionários, família e da comunidade.
Nesse processo infinito da busca do conhecimento, nós temos nossos pensamentos e convicções, mas ao longo desse processo podemos mudar quebrando paradigmas e pré conceitos formados em nossas vidas.
Filme: CENTRAL DO BRASIL
...