Resenha do Filme a Negociação
Por: priaugusto • 1/9/2015 • Resenha • 654 Palavras (3 Páginas) • 824 Visualizações
Resenha do filme a Negociação
O Filme se passa em Chicago, onde Danny Roman (ator Samuel L. Jackson) é um policial especialista na arte de Negociar com seqüestradores.
Depois da comemoração de uma negociação bem sucedida, seu parceiro o Policial Nate, lhe conta que há uma fraude com desvios de dinheiro, cujos envolvidos no crime são pessoas do próprio departamento de polícia.
O Policial Nate é assassinado, fazendo com que Danny seja considerado o principal suspeito pelo homicídio.
Após ter a sua carreira arruinada pelas falsas acusações, Danny faz cinco reféns e começa a grande Negociação pela sua liberdade.
O filme é fictício, mas abrange um tema que é bem comum em vários casos do nosso dia-a-dia, mostrando que a negociação é um processo de comunicação que busca a harmonização de uma situação entre as partes envolvidas a fim de alcançar objetivos através de acordos em situações em que há um interesse em comum, visando chegar o mais próximo possível ao que se deseja.
Em um determinado momento do filme, Danny Roman fala a um negociador
inexperiente a seguinte frase: Nunca diga não a um seqüestrador.
Vejo esse exemplo da mesma forma como jamais devemos usar palavras negativas em uma negociação, não interessa o tipo de negociação.
Devemos ter sempre o planejamento da situação, usando técnicas de comunicação eficazes. A comunicação na Negociação que foi fundamental em todos os momentos do filme, pois os personagens emitiram e receberam mensagens o tempo todo através de rádio, telefone e até mesmo pela televisão.
O melhor é quando os dois envolvidos na negociação saem ganhando que é onde podemos identificar na cena em que Denny liberta um de seus reféns em troca de energia elétrica, cobertores e comida.
O final do filme é surpreendente, o policial Denny depois de uma dura batalha contra o tempo e com excelentes métodos de negociação consegue assim, provar sua inocência.
Resenha do filme a Negociação
Danny Roman (Samuel L. Jackson) especialista em negociação com sequestradores, trabalhando há muitos anos no mesmo distrito policial, onde mantinha com seu colegas uma relação de confiança mutua pois em muitos momentos esta relação era indispensável para resolução de muitos casos, descobre uma fraude no fundo de pensão da Policia de Chicago. Quando Danny e seu parceiro estão próximos de descobrir os envolvidos na fraude, seu parceiro é assassinado e ele é incriminado. Após uma serie de articulações e de plantio de evidencias contra Danny ele além de ser suspeito do assassinato do seu parceiro ainda é incriminado pelo desviou de dinheiro no fundo de pensão, o que faz com que seus companheiros de trabalho passem a acreditar que não conheciam Danny.
Dany em um ato de desespero para provar sua inocência faz de refém o chefe da divisão de assuntos internos da Policia de Chicago. Danny já não podia confiar em seus colegas de trabalho, pois sabe que entre eles estão os envolvidos na fraude do fundo de pensão e o assassino de seu parceiro, por isso não aceita negociar com ninguém de seu distrito, pois ali não tem como saber em quem confiar, por isso solicita a presença de Chris Sabian um negociador de outro distrito policial, para com isso garantir imparcialidade na negociação.
O filme nos mostras algumas das capacidades necessárias para ter sucesso em um processo de negociação, como por exemplo, a necessidade de analisar os elementos envolvidos na negociação e suas inter-relações; as diferenças e interesses pessoais dos envolvidos, a capacidade de comunicação do negociador, o capacidade de criar um perfil psicológico dos envolvidos, a necessidade de buscar informações pessoais dos participantes, ser capaz de prever e interpretar as reações da outra parte envolvida no processo. Saber utilizar a seu favor a barganha, o tempo, o poder. Entender o que motiva o fato gerador da negociação e o fim a que ela se propõe. O filme nos mostra ainda a importância de termos bem definidos os limites máximos e mínimos no processo de negociação bem como a importância de se chegar no padrão ganha-ganha na negociação.
...