Resumo do filme Narradores de Javé
Por: pandanony • 12/6/2018 • Resenha • 285 Palavras (2 Páginas) • 4.295 Visualizações
Narradores de Javé - Resumo
O filme “Naradores de Javé”, conta a história de um vilarejo chamado Vila de Javé, que estava prestes a desaparecer. No filme, o problema apresentado inicialmente, é a construção de uma represa que atemoriza alagar a vila inteira.
Diante do problema, os moradores se reúnem na igreja, em busa de uma solução. Todos concordam que precisam contar a história de sua cidade, para que ela seja considerada patrimônio histórico. Mas para isso, precisavam de alguém que escrevesse os relatos dos moradores. Como na cidade a maioria das pessoas eram analfabetas, procuraram Antônio Biá, ex-carteiro, que sabia ler e escrever. Nota-se a submissão causada pelo analfabetismo, já que todos ficaram reféns de um letrado, para que ele pudesse contar seus relatos de forma fiel.
Antônio Biá, era conhecido como mentiroso que fazia difamações dos cidadãos de Javé, foi recebido com dificuldade pelo povo. Biá visita todo mundo, escuta as histórias que cada um conta sob seu ponto de vista. E cada um contava a sua maneira a história de como Javé foi fundada.
No final, para o desespero de todos, Biá aparece com o livro em branco. A represa é construída e Javé é inundada.
No Brasil, o analfabetismo é a triste realidade de uma grande porcentagem das pessoas. A ignorância em conhecer seus direitos, acabou destruindo uma cidade com valor histórico. Toda a história e cultura desse povo foi destruído junto com todo o vilarejo, que agora é apenas água.
O principal objetivo da contabilidade, é satisfazer as necessidades informativas de seus usuários. E para isso, o contador tem a obrigação de se fazer entender perante o usuário das informações.
...