A Dança Do Universo
Artigo: A Dança Do Universo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeff_samuray • 7/11/2013 • 684 Palavras (3 Páginas) • 462 Visualizações
DISCIPLINA:
FILOSOFIA E DILEMAS ÉTICOS – 1º. BIMESTRE – 2013
ACADÊMICO:
ATIVIDADE
NÃO-PRESENCIAL
Com base na leitura do texto – Mitos
da Criação, INDIVIDUALMENTE responda ao que se pede:
1. Quais
as ideias principais?
2. Quais
as dificuldades encontradas na compreensão?
3. Faça
uma pequena síntese do texto.
Leia
o trecho a seguir e explique seu conteúdo em relação à efetividade dos mitos:
“(...) o poder
de um mito não está em ele ser falso ou verdadeiro, mas em ser efetivo. Isso
não pode ser mais verdade do que quando nos deparamos com os mitos de Criação
que abordam a origem do Universo”.
Referência do
texto utilizado:
GLEISER,
Marcelo. A dança do universo: dos mitos de criação ao Big-Bang. 2ed.,
14reimp., São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 23-24.
Resposta 1:
Segundo Marcelo Gleiser, no livro A dança do universo: dos mitos de criação ao Big-Bang, página 17 umas das ideias principais é a pesquisa científica que é uma atividade racional, sendo o objetivismo lógico é o único mecanismo capaz de gerar conhecimento e fascinados pela natureza e seus mistérios.
Os mitos de criação de culturas pré-científicas que encerram todas as respostas lógicas que podem ser dadas à questão da origem do Universo e a questão da origem de todas as coisas discernindo a clara universalidade do pensamento humano contendo a mesma essência. A relação religiosa com a natureza abrangendo também necessidades de ordem mais metafísica conforme parte do texto da página 18 e 20.
A origem do Universo com a relação a nossa existência gera a questão da “origem das origens” tendo respostas universais, independentes de pontos de vista religiosos ou morais. Os cosmólogos, na percepção popular, como criadores de mitos universais, capazes de transpor barreiras de credo e raças, conforme cita na página 21.
“A necessidade de entendermos nossa origem e a origem de todo o Universo, ou seja, o problema da Criação, é inerente ao ser humano, transpondo barreiras temporais e geográficas.” Ou seja, desde os primórdios está é a questão que nos acompanha que esta ligado diretamente a nós seres humanos assim os mitos reafirmam sistemas de valores que dão sentido à nossa existência e servem de estudo a uma determinada cultura. Não precisamos pensar se o mito é verdadeiro ou falso mas sim que seja efetivo, citados nas páginas 23 e 24.
Resposta 2:
...