A Filosofia Na Politica
Exames: A Filosofia Na Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bianca_00 • 16/11/2014 • 301 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
AS FILOSOFIAS POLÍTICAS
Questões [p.352-3], Marilena Chauí, iniciação à filosofia.
1. EXPLIQUE O QUE FOI O RENASCIMENTO.
Período no qual se espera fazer renascer o pensamento, as artes, a ética,as técnicas e a política que desenvolvidas antes que o saber tivesse sido considerado um privilégio da igreja e os teólogos houvessem autoridade para decidir o que poderia e o que não poderia ser,pensado, dito e feito. Filósofos, historiadores, poetas, dramaturgos, retóricos, matemáticos, astrônomos, médicos, todos os autores antigos começam a ter suas obras redescobertas e interpretadas, seustextos passam a ser traduzidas, lidos, comentados e aplicado.
2. COMPARE AS TEORIAS MEDIEVAIS E AS TEORIAS RENASCENTISTAS NO TOCANTE À POLÍTICA E À RELIGIÃO.
Embora diferentes e, muitas vezes,contrárias, as obras políticas medievais e renascentistas operam num mundo cristão. Isso significa que, para todas elas, a relação entre política e religião é um dado de que não podem escapar. As teoriasmedievais são ou diretamente teocráticas( o poder pertence apenas a Deus, que o concede a alguém por um favor especial) ou indiretamente teocráticas ( a origem do poder está na natureza social do homem,mas o fundamento do último do poder político encontra-se na lei divina revelada), enquanto as renascentistas procuram evitar a ideia de que o poder seria uma graça ou um favor divino e que seentra determinando diretamente pela lei divina. No entanto, embora recusem a teocracia, não podem recusar uma ideia cristã, qual seja, a de que o poder político, só é legítima se for justo e só será justose estiver de acordo com a vontade de Deus e a Providência divina. Assim, elementos de teologia continuam presentes nas formulações da política.
2. EMBORA DIVERGENTES, AS TEORIAS MEDIEVAIS E ASTEORIAS RENASCENTISTAS TINHAM TAMBÉM PONTOS EM COMUM.
1) encontram para a política um fundamento anterior à própria política, ou seja; para alguns, o fundamento da política encontra-se em Deu
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