A Foucalt na Sociologia
Por: Adna Melo • 2/10/2019 • Trabalho acadêmico • 619 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
Definição de poder
Foucault mudou a definição de poder passando ela a levar em conta os hospícios, prisões e como nossa sexualidade é regulada constantemente, ou seja, poder caminhando com o saber científico.
Para ele poder não é só quando pessoas mandam em pessoas, mas também como instituições mandam e guiam nossas vidas.
Sistema cárcere
Para analisar poder devemos olhar para como os crimes são punidos. Na sociedade antiga era por meio do castigo corporal, um exemplo claro é de Tiradentes que foi enforcado e depois teve seu corpo mutilado, porém a punição não deveria incluir a violência, e o mais normal hoje é a prisão que ajuda na supervisão dos considerados fora da lei que foram criadas para reeducar a sociedade moderna, chegando ao ponto de controlar suas vidas, contudo, ainda se tem a violência presente e ela só deveria existir no caso em que a reeducação falhasse (remédios, conversa, estudos e etc).
Hoje em dia parece menos violento, porém o preso tem que mudar e ficar como o sistema quer, seria uma forma de reeducação mas sem dar a ele o direito de escolha, porque ele é obrigado.
Sexualidade
Poder não é algo que só impede de fazer o que queremos, ele ajuda a moldar quem somos, se pensarmos no modelo de como a sexualidade era vista antigamente mudou muito, porque antes o “nu” não era algo normal como é hoje em dia, entretanto os métodos mudaram e hoje se tem médicos querendo controlar o nosso tipo de corpo, especialistas em academias ou cirurgias plásticas, pessoas da moda para nos vestir dentre “n” opções.
Micropoder
Micropoder é todo o poder que está presente bem pequeno no sistema cárcere, escolas, trabalho e etc. e ele está ali de forma bem pequena, escondido no cotidiano e afetam grandemente quem a gente é como indivíduo e nossa formação.
Soc. disciplinar
& soc. de controle
Todas instituições estão a disciplinar indivíduos desde que nasceram e ela é observada por meio dos gestos, atitudes e até conhecimentos e que é conhecido por a "arte de governar" que é as condutas do indivíduo
A sociedade disciplinar ela organiza o lugar em que as pessoas se reúnem, de família, até fábricas e sai de uma sociedade fechada para outra no intuito de aprender algo e principalmente a disciplina daquele lugar.
Um exemplo perfeito para sociedade disciplinar é a fábrica, o dono dela usufrui de dois lados do indivíduo: A facilitação da vigilância e as tarefas dos trabalhadores, identificando eles por meio de identidades, assinaturas entre outros.
As sociedade de controle é a "sociedade ao ar livre" é bem rápida e de mudanças rápidas também porém contínuas e infinitas, até por isso não tem um local em certo, já a de disciplina dura muito, infinita só que descontínua.
Um exemplo claro da sociedade de controle é os "conselhos" que recebemos em relação a nossa saúde, pois se comermos isso seremos saudáveis, se fizermos tais exercícios seremos saudáveis e chegamos ao ponto de não conseguir mais fugir porque está
...