A IDÉIA DE JUSTIÇA
Trabalho Universitário: A IDÉIA DE JUSTIÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: loorit • 25/4/2014 • 239 Palavras (1 Páginas) • 193 Visualizações
RAZÃO
VIRTUDE
JUSTIÇA VIRTUDE MORAL
VIRTUDE POLÍTICA
Invenção dos filósofos gregos para substituir a narrativa mitológica, a RAZÃO, em Platão, é a idéia que fundamenta o mundo. Tanto para Platão como para Aristóteles, a razão só é possível a partir da alma humana. Deste modo, as idéias só têm existência através da capacidade intectiva da alma (ou mente). Se por um lado fenômenos são dados às sensações do corpo, as coisas nomênicas são dadas à mente. A razão é importante porque é através dela que se chega a verdade.
1 – A VIRTUDE DAS HABILIDADES TÉCNICAS:
Ação do homem ligada ao ofício. Aprende-se pela educação e pela experiência. Esta não conduz à virtude plena, senão pela educação. Esta volta-se para o aperfeiçoamento moral do indivíduo.
2 – A VIRTUDE INTELECTUAL:
A – Moral.
B – Política.
Ambas tem como fundamento o BEM no sentido do BOM. A idéia do bem está para a idéia de virtude assim como a idéia de saúde para os seres humanos. Da mesma forma que a virtude prática, as virtudes moral e política existem como condição prática para a Sociedade.
...