A Primeira Instrução
Por: jamilmerlo • 19/8/2023 • Dissertação • 883 Palavras (4 Páginas) • 83 Visualizações
À G∴ D∴ G∴ A∴ D∴ U∴
Peç∴ de Arq∴ referente à 1ª Instrução do Grau de Ap∴ M∴
Ir∴Apr∴ M∴
Desde o momento da Iniciação percebi o quanto de simbolismo estava encontrando no Templo, por onde olhasse. Eis que surge a oportunidade para começar os estudos com a Primeira Instrução.
A vantagem desses ensinamentos graduados nos permite uma assimilação completa, relacionando o símbolo com o nosso dia a dia, de modo a pautar nossos atos conforme os ensinamentos maçônicos. Essa simbologia é uma forma de ocultar aos profanos os segredos e mistérios, mantendo a tradição egípcia. O Grau de Apr∴ é o alicerce da Maç∴ simbólica.
Como A∴ M∴ tenho a obrigação de desbastar a P∴B∴ de meu interior, deixando de lado meus defeitos e vícios da vida de profana, e contribuir para a reconstrução Moral da Humanidade, que é a verdadeira obra da Maç∴.
Os Maç∴ são reconhecidos entre si por S∴T∴P∴ - Sinal, Toque e Palavra. A P∴ colocada ao N∴ da Porta do Templo de Salomão significa FORÇA, MORAL e APOIO. Recebemos também a P∴ semestral que sempre usamos quando em visita a qualquer Loj∴ e na troca da P∴ semestral através de uma frase, comprovamos que estamos entrando em uma Loj∴ Regular.
A Maç∴ é uma associação cosmopolita em sua índole e em sua essência; entretanto tem ritos que diferem apenas na sua forma exterior, na ordem e no numero de graus.
Nossa Loj∴ é regular conforme demonstrada na Carta Constitutiva expedida pela Grande Loja Potencia Maçônica. Nosso dever é empregarmos esforços para nos mantermos dentro das Leis Universais e obedientes aos antigos usos e costumes de nossa Subl∴ Inst∴ para que a união, a concórdia e a paz pairem sobre os Maçons.
Como AP∴M∴ somos uma P∴B∴ a ser lapidada, e nos foi apresentado os instrumentos e utensílios que irão nortear nosso trabalho: a RÉGUA DE 24 POLEGADAS, O MAÇO E O CINZEL.
Como M∴ LIVRES e ACEITOS ou especulativos, empregamos a Régua de 24 polegadas assim dividida nos faz apreciar as 24 horas que está dividido o dia, e ensina que devemos emprega-las com critério, na meditação, no trabalho, e no descanso físico e espiritual.
O maço é um instrumento importante, e nenhuma obra poderá ser acabada sem ele. Ensina-nos também, que a habilidade sem o emprego da razão é de pouco valor, e que o trabalho é uma obrigação do homem. De forma inútil o coração conceberá, e o cérebro projetará, se a mão não estiver pronta para executar o trabalho.
O cinzel usamos para dar forma e regularidade à massa informe de P∴B∴, além de podermos fazer marcações sobre os mais duros materiais. Por ele aprendemos que a Educação e a Perseverança são precisas para se chegar a Perfeição; que o material grosseiro só recebe fino polimento só depois de repetidos esforços, e que é, unicamente, por seu incansável emprego que se adquire o habito da Virtude, a iluminação da inteligência e a purificação da Alma.
Somos instruídos a nos tornar investigadores da verdade, aperfeiçoando na Arte Suprema do Pensamento – a Arte Real, objeto das iniciações maçônicas. Aqui inserimos o ensinamento moral: “O conhecimento baseado na exatidão, ajudado pelo Trabalho e efetivado pela Perseverança, vencerá todas as dificuldades, extinguindo as trevas da ignorância e espargindo a Felicidade no caminho da vida”.
Nossa iniciação nesta Associação nos mostrou uma forma diferente de ser recebido, diferente da sociedade profana, com o objetivo de marcar a mudança em nossa vida e nos tornarmos Construtores Sociais.
...