A Produção Textual UNIT
Por: Elias Santos • 17/4/2019 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES – DISCIPLINA ONLINE
CURSO: Direito Bacharelado
DISCIPLINA: Filosofia e Cidadania
PROFESSORA: Dr. Maria Luiza Figueiredo Heine
ATIVIDADE: AVALIAÇÃO ONLINE (AO)
PRODUTO: Texto dissertativo – I Unidade
ESTUDANTE: Elias Cruz dos Santos
A evolução do conhecimento vem e consigo traz exigências do Homem, seja em superação das dificuldades, sejam nas facilidades em lidar e resolver as adversidades que enfrentará, conhecendo o mundo, transformando-o, inserindo-se nele de forma realizadora, num processo de humanização que acaba sendo a construção da própria vida.
O homem é o ser frágil no universo, o que faz por onde ter a capacidade de transformar em potencialidade infinita, usando suas capacidades intelectuais, emocionais e espirituais. O processo de hominização e de humanização acontece e exige dos seres humanos esforço de superação das dificuldades que se impõem a sua existência. Esse processo o desafia constantemente e assim faz com que o ser humano busque os múltiplos saberes necessários para se inserir em um mundo onde parte coincide e outra parte se difere da natureza, mas que se ajuste e se compreende. A história da filosofia se constitui como um capítulo importante da cultura humana, ela é definida como sendo o simples modo de pensar de qualquer ser humano, sua filosofia de vida é constituída por suas ideias, seus ideais e seus valores.
A reflexão filosófica percorre caminhos na busca da iluminação da utopia de um novo homem e de uma nova sociedade. O labor, o trabalho e a ação, são as características humanas que faz buscar uma transformação de si e do mundo. Segundo Arendt, outra forma menos pejorativa é dividir em trabalho manual e intelectual e trabalho produtivo e improdutivo. A teoria marxista então foi à percussora desse processo de mentalidade. O ser humano arruma o ambiente antes de se inserir, logo, é preciso minimizar as dificuldades e aumentar as facilidades, e então domar a natureza e fazê-la se ajustar às condições da existência humana. Porém quando o homem começa a pensar, olhar e agir é o processo de humanização se fazendo através da temporalidade e da criticidade. Quando o pensamento se transforma em ideologia, ele se concretiza um processo de construção de cidadania.
Diante disso, o homem se transformou em objeto do mundo que ele próprio construiu. Um indivíduo pode repassar consciente ou inconscientemente ideias, ideais e valores que promovam seu crescimento ou mude sua personalidade. A filosofia é de fundamental a importância para a humanização do ser humano cidadão, porém a ideologização pode impedir o pleno desenvolvimento da cidadania, uma vez que dependendo da influência que o homem teve ele tende a seguir essa linha tênue e não abrir a mente pras demais possibilidades.
...