A Sociedade e Cultura
Por: Alexandre SOUZA LEME • 8/6/2022 • Artigo • 370 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1]
SOCIEDADE E CULTURA
ENGENHARIA UNIVESP – 2018 / 1º Bim
Semana 2
Exercício 1:
A partir das leituras recomendadas para esta semana, defina etnocentrismo e aponte a consequência dessa postura.
Resposta:
Pode-se definir etnocentrismo como uma forma de enxergar o mundo na qual se coloca a própria cultura como central, e com base nessa perspectiva julga-se e enxergam-se as demais culturas.
Uma consequência esperada para essa postura é considerar tudo o que é estranho ou diferente como algo ruim ou pior, e não apenas diferente.
Como exemplo, o texto cita a noção de progresso:
"..a noção de progresso é elaborada com base em referenciais que estabelecem um ponto a que todos os povos deveriam chegar, em termos de desenvolvimento econômico e intelectual."
Sendo assim, a partir dessa visão etnocêntrica, todos os povos deveriam ter o mesmo grau de desenvolvimento social, econômico, político, e aqueles que não o possuírem seriam considerados inferiores ou subdesenvolvidos.
Entretanto, é importante salientar, como cita o texto, que "é fundamental compreender que uma coisa não é necessariamente melhor que outra, é diferente".
TRECHO DO TEXTO PARA LEITURA E REFLEXÃO:
Os indivíduos, em geral, têm uma profunda ligação com o meio no qual foram socializados: herdam um conjunto de conhecimentos e experiências que foram adquiridos e transmitidos em um longo processo cumulativo ao longo de gerações e agem de acordo com seus padrões culturais. Essa visão condiciona a nossa visão de mundo, identificando-nos, por um lado, com aqueles que compartilham de nossos referenciais e por outro distanciando-nos de grupos com os quais não temos aparente afinidade.
Quando o grupo ao qual pertencemos (ou nós mesmos) entende a si próprio como dentro de tudo e enxerga o outro negativamente, essa atitude faz parte do que chamamos de etnocentrismo.
O etnocentrismo põe como central a forma como um indivíduo vê o mundo e é com base nessa perspectiva que esse indivíduo julga e enxerga as demais culturas. Isso cria conflitos e distanciamentos entre pessoas, grupos e classes sociais e faz com que determinados grupos se considerem "melhores" e se sintam no direito de menosprezar o outro.
Por exemplo, a noção de progresso é elaborada com base em referenciais que estabelecem um ponto a que todos os povos deveriam chegar, em termos de desenvolvimento econômico e intelectual.
...