A lógica
Ensaios: A lógica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliaborgesps • 5/11/2014 • 527 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
– Nascimento da Lógica:
Pág.125
Questões
1. O que é significado no uso cotidiano que fazemos das palavras lógica e lógico? Que noções estão pressupostas nesse uso?
Quando dizemos as palavras e “lógico” no nosso cotidiano estamos nos referindo a algo que achamos claro, obvio, algo que não há dúvidas.
Ao usarmos as palavras lógico e lógica estamos participando de uma tradição de pensamento que se origina da Filosofia grega, quando a palavra logos – significando linguagem-discurso e pensamento-conhecimento – conduziu os filósofos a indagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ou não normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento. A disciplina filosófica que se ocupa com essas questões chama-se lógica.
2. Qual foi o conflito entre a Filosofia de Heráclito e a de Parmênides?
O conflito de Heráclito e Parmênides era sobre a origem, transformação e desaparecimento dos seres.
Heráclito dizia que o mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. O pensamento sabe que nada permanece o mesmo, tudo se torna contrário de si mesmo. O lógos é a mudança de todas as coisas, os conflitos entre elas, e acontradição.
Parmênides afirmava que o ser é logos por que sempre é idêntico a si mesmo, sem contradições, imutável e imperecível.
3. Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito e Parmênides suscitaram o aparecimento da Lógica?
O conflito gerado entre Heráclito e Parmênides tornou-se um problema para a Filosofia Grega que queria provar solução que provasse que a mudança e os contrários existem e podem ser pensados, mas, ao mesmo tempo , que provasse que a identidade ou permanência dos seres também existe, é verdade e pode ser pensada. Foi a partir da busca dessa solução que surgiu a lógica e a metafísica.
4. O que a dialética Platônica?
A dialética é, propriamente falando, a arte de discutir. A arte do diálogo. Como, porém, não discutimos só com os outros, mas também conosco próprios, ela acaba sendo considerada o método filosófico por excelência. Entre os gregos, chamava-se ainda dialética à arte de separar, distinguir as coisas em gêneros e espécies, classificar idéias para poder discuti-las melhor.
5.O que é a analítica ou lógica aristotélica?
A lógica de Aristóteles tinha um objetivo eminentemente metodológico. Tratava-se de mostrar o caminho carreto para a investigação, o conhecimento e a demonstração científica. O método científico que ele preconizava assentava nos seguintes fases: 1. Observação de fenômenos particulares; 2. Intuição dos princípios gerais (universais) a que os mesmos obedeciam; 3. Dedução a partir deles das causas dos fenômenos particulares. Aristóteles estava convencido que se estes princípios gerais fossem adequadamente formulados, e as suas conseqüências corretamente deduzidas,
...