Administração Científica
Artigos Científicos: Administração Científica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcioestudante • 13/3/2014 • 926 Palavras (4 Páginas) • 764 Visualizações
A origem da administração científica
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e inicio do século XX e teve inúmeros seguidores como Henry L. Gantt, Frank Gilbret, e Henry Ford, entre outros que se dedicaram a relatar suas experiências e percepções sobre a organização do trabalho na sua época.
Após a Revolução Industrial com o crescimento acelerado e desorganizado das empresas ouve a necessidade de aumentar a produção de bens, reduzindo a imprevisão, melhorando a eficiência e aumentando com o domínio dos monopólios, principalmente nos Estados Unidos, aumentando-se o número de assalariados nas indústrias.
Principais seguidores de Taylor
Henry Ford utilizou os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para sua época, suas fabricas eram totalmente verticalizadas.
Frank Gilbreth descobriu que a melhor forma de se trabalhar com eficiência é eliminar os desperdícios.
Henry Ford desenvolveu métodos gráficos, para se representar planos e controles gerenciais.
Características:
- Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa;
- Especialização do trabalho;
- Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas;
- Analise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho;
- Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores;
- Implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho;
- Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade;
- Criação de sistemas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores e aumentar a produtividade;
- Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo;
- Disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades;
- Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testados e planejados para eliminar o improviso.
Princípios da administração:
Taylor apresenta seus estudos, com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:
Princípio de Planejamento – Sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
Preparo dos Trabalhadores – selecionar os operários de acordo com suas aptidões e então prepara-los e treina-los para produzirem mais e melhor.
Princípios de Controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que esta sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
Princípio da Execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para o trabalho seja o mais disciplinado possível.
Designação das pessoas:
Taylor observou que em todos os ofícios, os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas observando os companheiros e que isso os levava a diferentes maneiras de realizar a mesma tarefa em cada ofício. Esta diferença condizia diferentes índices de produtividade em diferentes operários. Desse modo, Taylor concluiu que os administradores iriam definir a melhor maneira de realizar um trabalho e não os próprios operários.
Por consequência dessa decisão, Taylor dividiu as atividades em:
- Execução para os operários;
- Planejamento e supervisão para a administração. A substituição dos métodos rudimentares pelos científicos em todos ofícios recebeu o nome de Organização Racional de Trabalho – ORT.
Maximiano define liderança como:
Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não é importante no processo. Um
...