Agergasdfg
Por: mathsk8100 • 15/8/2015 • Seminário • 699 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
Anhanguera Educacional
Administração da produção e Operações
Santa Barbara d’Oeste
2015
Anhanguera Educacional
Administração da produção e Operações
Nome: Matheus Augusto Rosada R.A 4212776096
Santa Barbara d’Oeste
2015
Sumário
Introdução
Com o avanço da tecnologia as empresas buscam cada vez mais a utilização de meios tecnológicos para ampliarem seus recursos e buscar cada vez mais um meio de diminuir seus custos e retrabalho, com base nos estudos este trabalho irá mostrar a história de como surgiu o ERP(Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de recursos Empresariais, e detalhar seu desenvolvimento até os dias de hoje, com a finalidade de otimizar e organizar as rotinas internas e externas das empresas.
Surgimento do ERP
No final da década de 50 deu inicio ao uso de computadores no conceito de aplicar o suporte a processos de negócios, eram ferramentas extremamente grandes de certa forma nem todas as empresas tinham acesso a essa tecnologia devidamente pelos custos e também mas já havia rastros de primeiros sistemas de controle de estoque.
Com o avanço da tecnologia em meados de 70 surgiu o Material Requirement Planning ou Planejamento de Requisição de Materiais (MRP) otimizando o planejamento da matéria prima voltados a administração da produção. Visando lembrar que nesta mesma época onde foi desenvolvido o código de barras que assim revolucionou o imput de dados. Tornando a ferramenta ainda mais eficaz para o gerenciamento.
Com a chegada dos anos 80 e a possibilidade de utilizarem as redes ligadas a um servidor, o MRP ganha um novo nome tornando se o MRP II ou Planejamento de Recursos de Manufatura com os antigos recursos e novos recursos com o decorrer do tempo passou a se chamar ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de recursos Empresariais.
[pic 1]
Fonte: http://virtx.com.br/wp-content/uploads/2015/02/erp.jpg
A vantagem do ERP nas organizações
ERP é um sistema integrado que proporciona maior controle e segurança aos processos da empresa, podendo usufruir de um melhor monitoramento e consulta rápida de informações, automatiza rotinas como processamento da folha de pagamento dispensando a mão de obra neste processo, reduz a armazenagem de papeis disponibilizando os dados online, otimiza as tomadas de decisões, melhora o fluxo da qualidade da informação dentro da empresa, informações detalhadas de varias áreas da empresa, maior agilidade na assistência com clientes e o mais importante auxilia na diminuição custos da empresa.
A desvantagem do ERP nas organizações
Como todo projeto a ser implantado dentro de uma organização sempre tem seus prós e contras, como toda vantagem tem seu ponto fraco, algumas pontos quais podem a dificultar para a empresa possa ser o custo da implementação podendo ser elevado para empresas de pequeno e médio porte, o tempo de implementação de um ERP dependendo do porte da empresa possa levar algum tempo, custos com treinamento para capacitação dos colaboradores e também pode acarretar de redução do quadro de colaboradores.
ERP na atualidade
Hoje o crescimento das organizações tem aumentado drasticamente seu nível de lucratividade, ou seja, souberam estrategicamente administrar seus recursos e se manter no mercado competitivo, através do ERP pode certificar de muitos ganhos devido a suas otimizações, como os processos de integrações, maior volume de dados, confiabilidade entre outros.
Com o passar do tempo a probabilidade é de obter cada vez mais melhorias, como diversos trabalhos operacionais, armazenamento de informações através de papeis, não teve tanta segurança quanto os sistemas de hoje vem se destacando e isto vem equivalendo de sucesso para as empresas.
...