Arsitoteles
Resenha: Arsitoteles. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karineSilva123 • 24/9/2013 • Resenha • 401 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
Aristóteles já se preocupara com o tema da equidade em uma de suas mais importantes obras, a Ética a Nicômaco. Para o Estagirita, a eqüidade era uma forma melhor de justiça, pois funcionava como uma adaptação da lei (abstrata) aos fatos reais, concretos. Como uma das características da lei é a generalidade, ela não pode prever todas as peculiaridades das situações cotidianas, devendo o juiz agir como o legislador agiria na previsão de tais situações. A eqüidade liga-se, assim, a mais importante das virtudes dianoéticas (da inteligência), a phrónesis, ou prudência, pois só um juiz prudente pode sanar uma lacuna legal de forma acertada e justa. Finalizando, Aristóteles compara a eNascida na Grécia antiga entre os séculos VII e VI a.c a Filosofia ainda é de suma importância no mundo de hoje, mesmo que muitos não saibam seu significado e acreditem que ela não serve pra nada, sendo até mesmo desprezada, a Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva a refletir,a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo.
A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje.
Assim como na Grécia antiga a Filosofia ainda é fonte de incomodo aos dominantes da sociedade, pois para eles não é interessante que o homem liberte-se da ignorância adotando assim uma postura crítica e questionadora. A Filosofia estimula consciência e nos ajuda na formulação de nosso caráter moral. O texto: O Mito da Caverna (Platão, A República, V.II, p.105-109) estudado na aula passada pode ser utilizado como exemplo até hoje, pois representa muito bem o efeito da Filosofia em nossas vidas ajudando-nos a nos libertar do mundo das trevas e da ignorância através do conhecimento.
A verdadeira importância da Filosofia está no efeito que a mesma causa sobre as pessoas tornando-as mais livres, por esses e outros motivos a Filosofia ainda é tão importante no mundo atual ajudando-nos a desenvolver uma visão mais humanística
...