As Dimensões
Artigo: As Dimensões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jullia • 31/8/2014 • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
Ensaio de Antropologia Teológica
Introdução
O homem é o ser mais complexo, e sua singularidade é notável diante de todas as outras criaturas existentes ao seu redor. A ciência se encarrega de estudar a natureza, em buscar categorizar todos os fatos, porém quando falamos do homem o problema logo se apresenta, uma vez que precisamos de uma definição universalmente válida.
Assim, as ciências humanas sem dispensar o uso objetivo de instrumentos para mensurar o homem, não pode fazê-lo totalmente, pois tal instrumento “objetivo” é limitado na intenção de compreender a natureza humana. Daí, ser necessário o subjetivo, a interpretação a analise de componentes que são invisíveis aos olhos, por isso se faz necessário analisar a alma e o espírito do ser humano.
A antropologia tem como finalidade compreender o ser humano, estudá-lo, analisar seu comportamento, seu relacionamento consigo e com o mundo externo. Tal empreendimento seria por demais dificultoso e desafiador, porém quando falamos de uma antropologia teológica a tarefa se intensifica ainda mais.
Não bastasse todo o aspecto já mencionado, ainda se acrescenta um outro grau de dificuldade, o de fazer todo esse empreendimento sob uma perspectiva cristã. E o que isso significa? Que toda pesquisa, fundamentação, argumentação e conclusão precisam respeitar os pressupostos cristãos, é reconhecer que para além de toda análise que se possa adquirir por meio da ciência é indispensável conscientizar-se que existe um ponto que somente o Evangelho pode discernir no homem.
Estudar o homem dessa perspectiva é fundamental para uma compreensão adequada do próprio homem com tal e do mundo a sua volta.
1. Biológica
O ser humano é uma composição complexa, e como tal apresenta uma “tríade” que o constitui. Uma delas é sua biologia, que compreende todo sua estrutura material que nada mais é do que sua forma de se relacionar com o mundo exterior, tal estrutura é chamada corpo, que compõe “tudo” o que é físico.
Dentro de uma perspectiva cristã, temos na afirmação da antropologia teológica[1] que Deus é aquele que formou o corpo do ser humano “Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra”[2] , com isso podemos afirma que Deus conhece profundamente sua criação, Davi ao relatar esse conhecimento diz: “pois ele conhece a nossa estrutura e se lembra que somos pó”[3], dessa forma se concluí que o homem não é apenas uma produção biológica espontânea, mas que sua constituição foi estabelecida pelo Criador.
2. Cristianismo e Corpo
O Cristianismo valoriza o corpo, pois a não valorização do corpo se torna o não reconhecimento de quem o fez, a implicação desse axioma no aspecto social é que o homem deve buscar cuidar do corpo como gratidão ao Criador, e quando se possui tal cuidado temos todos os benefícios apropriados como: higiene pessoal, trajes adequados e saúde, o que torna a vida do homem melhor lhe trazendo longevidade.
2.1. Corpo e o trabalho
A sociedade é sem dúvida alguma filha do capitalismo, e como tal prioriza o bem, o consumo, e principalmente o capital. Com isto, seu olhar é sempre de desconfiança para o cristianismo, como se o tal mantivesse um discurso completamente desvinculado do mundo, da realidade e necessidade do trabalho.
No Antigo Testamento, o fundamento da cultura judaico-cristã contém em seu primeiro livro (Gênesis) algumas referências
...