As Influências De Grandes Pensadores, Suas Contribuições E O Cenário Atual.
Pesquisas Acadêmicas: As Influências De Grandes Pensadores, Suas Contribuições E O Cenário Atual.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlanisPrates • 1/12/2014 • 866 Palavras (4 Páginas) • 402 Visualizações
As influências de grandes pensadores, suas contribuições e o cenário atual.
A economia afeta todas empresas de forma positiva e/ou negativa dependendo do seu estágio, empresas como a NATURA, D.H.L LOGÍSTICA E PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. São alvos afetados pela economia, independente do setor e área, seja produto ou serviço. Pensadores como Aristóteles, Platão fizeram estudos sobre administração privada e sobre finanças públicas. Nossa economia tem vestígios de pensadores como
Aristoteles (distinguia o pensamento econômico, e, porque não, as atividades econômicas, em “artes naturais e não-naturais de aquisição”. Ele definiu como Aquisições Naturais atividades como agricultura, pesca e caça, enfatizando que tais atividades produzem bens para as necessidades básicas da vida)
Platão (preconiza, em seu diálogo “A República e as Leis”, sobre a “Cidade-Estado-Ideal”, no qual abordava um Estado regido por leis e a importância da especialização humana para o desenvolvimento da sociedade e a convivência harmônica entre os cidadãos. Essa abordagem, em relação à especialização humana, serviu de referência para teorias econômicas posteriores.)
Adam Smith (Em suma, Adam Smith baseou sua teoria na divisão do trabalho e na defesa do liberalismo econômico, como fatores que de fato promoveriam a riqueza das nações.)
David Ricardo, (Apresentou propostas importantes que visavam o bom funcionamento da economia e muitas dessas ideias permanecem vivas até os dias de hoje)
Jean-Baptiste Say (No entendimento de Say, toda a produção seria escoada no mercado. Dessa forma, “a oferta criaria a sua própria demanda” e, assim sendo, os momentos de retração da economia seriam causados por insuficiência de produção e não por escassez de demanda que, em sua visão, não existiria)
,John Stuart Mill,
Thomas Malthus (Contribui significativamente através de suas teorias para o entendimento das questões pertinentes ao crescimento populacional e o seu impacto no desenvolvimento econômico.),
Alfred Marshall, Atribuiu um papel importante à taxa de juros no processo produtivo, pois à medida que houvesse uma redução da taxa de juros o investimento em bens de capital seria estimulado, ampliando a capacidade produtiva da economia, e, ocorrendo redução de tal capacidade, à medida que houvesse uma elevação da taxa de juros, o que levaria o empresário a investir em opções mais rentáveis. Também deu uma contribuição na formalização matemática dos conceitos econômicos.
Karl Marx ( Marx apresentou algumas interessantes contribuições sobre a renda obtida pela utilização produtiva da terra, que ele chamou de Renda Fundiária, pois com a transição em especial na Inglaterra de uma economia agrária para uma economia industrial era comum o processo de arrendamento de terras. Ele observa que as terras poderiam gerar um diferencial em termos rendimento, que ele chamou de Renda Diferencial I: (Terras mais férteis e melhores localizadas, ou seja, próximas de um centro consumidor proporcionaria um rendimento mais elevado) e Renda Diferencial II: (Aplicações sucessivas de capital elevaria a produtividade das terras agrícolas tornando-as mais rentáveis).
Jonh Maynard Keynes (É considerado como um reformista do sistema capitalista e, frequentemente citado como o maior economista do século XX. Apesar de suas idéias terem originado um novo segmento na Teoria Econômica, chamado de Keynesianismo,
...