As “REALIDADES MÚLTIPLAS” ou “ZONAS DISTINTAS DE SIGNIFICAÇÃO”
Por: Bruna Reis • 5/3/2017 • Trabalho acadêmico • 327 Palavras (2 Páginas) • 1.042 Visualizações
ATIVIDADE TEXTO: “A EDIFICAÇÃO DA REALIDADE”
João Francisco DUARTE Jr.
NOME: BRUNA LUIZA SOARES REIS
QUESTÕES DE DEBATE
- O que são as “REALIDADES MÚLTIPLAS” ou “ZONAS DISTINTAS DE SIGNIFICAÇÃO” que consistem nosso MUNDO?
As realidades múltiplas/zonas distintas de significação são o conjunto de diversas situações pelas quais nos sujeitamos.
Cada uma dessas situações tem suas regras e objetivos, perante os quais nos adequamos de acordo com a nossa percepção e vivencia (conceitos, valores, etc.).
Há zonas comuns (como a zona familiar, de trabalho, das amizades), ou seja, são zonas genéricas que normalmente subsistem na realidade da maioria das pessoas que agem de uma forma própria e única, pois é a forma a qual acha segura dentro da sua realidade.
- Qual é o setor de nossas vidas designado como “NÃO-PROBLEMÁTICO”? Porque ele é assim denominado?
O setor não-problemático é aquele cômodo, aquele em que somos “experts” o bastante para controlar, pois é algo repetitivo e mecânico que podemos repetir ou mudar de acordo com a nossa vontade.
É algo que não preocupamos, é automático e confortável. É aquilo que não nos remete para uma atitude ou pensamento diverso daquele que já conhecemos.
- Porque é inevitável que ocorram distorções dos significados quando utilizamos a linguagem rotineira para traduzir experiências em campos de significação não rotineiros?
É inevitável, pois a rotina é algo que se edifica, é algo que se torna uma base sua percepção do mundo, o que afeta as ações perante situações não rotineiras, pois se busca através dos atos e pensamentos rotineiros se adequar naquela nova situação apresentada.
- Com base no texto “A edificação da realidade” de Duarte Jr., conceitue REALIDADE.
A realidade é algo inconclusivo, muito subjetivo, pois ela se modifica com relação a cada indivíduo.
As pessoas possuem uma bagagem, uma gama de experiências, conceitos, valores que lhe foram repassados e que constroem suas percepções de acordo com a sua interpretação, de acordo com seu entendimento/visão.
Desse modo, a realidade é o conjunto de percepções que um indivíduo possui dos ambientes em que convive/frequenta.
...