As Respostas e Perguntas de Parmênides e Heráclito
Por: Larissa Corrêa • 9/12/2022 • Trabalho acadêmico • 775 Palavras (4 Páginas) • 487 Visualizações
• Parmênides:
1) Em que sentido, a partir do texto, podemos entender o caráter monista da filosofia de Parmênides?
R: A partir do sentido de que é considerado o ser completo, sendo indivisível e completamente idêntico, além de impedido de ser acrescido ou diminuído, já que isso impediria a coesão. Dessa forma, o ser é pleno e contíguo ao ser.
2) Como Parmênides caracteriza o caminho da verdade por oposição ao caminho da opinião?
R: A partir da ideia de que o caminho da verdade é a via que leva ao Ser, considerando esse o caminho do pensamento e da reflexão que conduz à contemplação do Ser eterno, da verdade oculta na aparência. Portanto, o caminho da verdade não pode estar contido nas aparências e nos sentidos, evidenciando como uma via contrária à ilusão e à superficialidade.
3) Qual o sentido da distinção entre realidade e aparência em Parmênides?
R: O sentido da distinção entre realidade e aparência em Parmênides permeia-se na ideia de que se baseiam, respectivamente, nas ideias do não-ser e do ser, uma vez que a aparência é objeto da opinião, portanto, de constantes mudanças. Ao contrário da realidade, que se evidencia como algo imutável.
4) Comente o fragmento 3: “Pois pensar e ser é o mesmo.”
R: Parmênides acredita que não se pode pensar no que não se é, que só somos o que pensamos e o que o não-ser não pode ser conhecido, sendo impossível até mesmo de expressá-lo em palavra conforme divaga no fragmento 2 e continua no 4, afirmando que não se pode separar o ser de sua conexão ao ser, nem para desmembrar-se em uma dispersão universal e total segundo a sua ordem, tampouco para reunir-se. Assim, o filósofo grego julga o homem como algo imutável, considerando irrelevante que determinados fatos ou ações podem afetá-lo e muda-lo, sendo imperecível e possui uma estrutura inteira, inabalável e sem meta.
5) Compare a afirmação de Parmênides de que “o ser é, o não-ser não é” com a concepção de Heráclito da realidade como mutável.
R: Parmênides parte do fundamento de que o ser é o pensamento, assim como Heráclito. Ambos apenas diferenciam no que tange a essência do pensamento, Heráclito o considerando mutável e Parmênides o julgando imutável.
• Heráclito:
1) Destaque os principais fragmentos que representam a valorização por Heráclito do movimento como característica fundamental da realidade.
R: “O caminho da espiral sem fim é reto e curvo, é um e o mesmo”; “O caminho para o alto e para baixo é um e o mesmo”; “Tudo se faz por contraste, da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia”;
2) Qual a importância, nesse sentido, do fogo como elemento primordial para Heráclito?
R: Para Heráclito, o fogo tem capacidade de movimentar, agitar e transformar as coisas, fazendo com que sua principal relevância permeie-se na ideia de que o mundo e a natureza encontram-se em constantes mudanças. Além disso, nos fragmentos, o filósofo fala que o fogo, por sua característica revolucionária,
...