BIOGRAFIAS ARISTOTLE
Projeto de pesquisa: BIOGRAFIAS ARISTOTLE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 269653 • 29/5/2014 • Projeto de pesquisa • 6.898 Palavras (28 Páginas) • 293 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ALEXANDRE GIACOMIM
LEANDRO ALBERTO DOS SANTOS
FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
Jundiaí
Maio / 2014
FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
ALEXANDRE GIACOMIM
LEANDRO ALBERTO DOS SANTOS
Professores Orientadores: Eliel, Tadashi, Froes, Rafael
Trabalho de Filosofia, Matemática e Física pela UNIP – Universidade Paulista, com exigência parcial para obtenção de nota avaliativa do 1º semestre, sob orientações dos Professores Eliel, Tadashi, Froes e Rafael.
Jundiaí
Maio / 2014
ALEXANDRE GIACOMIM, LEANDRO ALBERTO DOS SANTOS
Trabalho de Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico aprovado com exigência parcial para obtenção de nota avaliativa do 1º semestre do curso de Engenharia Civil pelos seguintes examinadores da UNIP – Universidade Paulista:
Nota: ____________
Data da defesa: ____________
_______________________________________
Orientador: Prof. Eliel
_______________________________________
Orientador: Prof. Tadashi
_______________________________________
Orientador: Prof. Froes
_______________________________________
Orientador: Prof. Rafael
ÚTIL - “Dê-me um ponto de apoio, e moverei o mundo”.
Arquimedes.
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo analisar os efeitos na formação dos dissentes e discutir a interdisciplinariedade envolvida no trabalho.
Abordaremos desde a biografia dos filósofos, matemáticos e físicos, Aristóteles, Arquimedes e Izzac Newton, refletindo por suas principais ideias, teorias e leis, com o intuito de aplicar na prática através de planilha eletrônica do Microsoft excel, uma função matemática de uma variável, utilizando-se da Lei das Alavancas criada pelo Pai da mecânica Arquimedes.
Iremos debater sobre os inpactos produzidos pelos três personagens na sociedade da época e nos tempos atuais.
BIOGRAFIAS
ARISTÓTELES
O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Como muitos outros jovens da época, foi para lá prosseguir os estudos. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Isócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e sua Academia, com preferência à ciência (episteme) como fundamento da realidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela academia platônica e nela permaneceu vinte anos, até a morte de Platão, , no primeiro ano da 108a olimpíada (348 a.C.).
Em 347 com a morte de Platão, a direção da Academia passa a Espeusipo que começou a dar ao estudo acadêmico da filosofia um viés matemático que Aristóteles (segundo opinião geral, um não matemático) considerou inadequado , assim Aristóteles deixa Atenas e se dirige, provavelmente, primeiro a Atarneu convidado pelo tirano Hérmias e em seguida a Assos, cidade que fora doada pelo tirano aos platônicos Erasto e Corisco, pelas boas leis que lhe haviam preparado e que obtiveram grande sucesso.
Durante 347 a.C. e 345 a.C., dirige uma escola em Assos, junto com Xenócrates, Erasto e Corisco e depois em 345/344 a.C. conhece Teofrasto e com sua colaboração dirige uma escola em Mitilene, na ilha de Lesbos e lá se casa com Pítias, neta de Hérmias , com quem teve uma filha, também chamada Pítias e Nicômaco. Em 343/342 a.C Filipe II escolhe Aristóteles como educador de seu filho Alexandre, então com treze anos, por intercessão de Hérmias.
Pouco se sabe sobre o período da vida de Aristóteles entre 341 a.C. e 335 a.C., ainda que se questiona o período de tempo da tutela de Alexandre, alguns estimam em apenas dois ou três anos e outros em sete ou oito anos.
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava
...