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Bem E O Mal

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Por:   •  29/7/2013  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  778 Visualizações

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Investigar como o problema do bem e do mal aparece de modos distintos na filosofia, na literatura e na teologia. Seria o mundo cruel e sem significado? Podemos confiar na vida ou ela não passa de um acidente da matéria? O drama do bem e do mal não é um jogo de palavras, ele nos afeta no corpo e na alma. O curso pretende mergulhar nesse abismo da dúvida última, do cotidiano ao último suspiro de cada um de nós. O que acontece após essa racionalização do comportamento é o que podemos chamar de inversão do platonismo, segundo a perspectiva nietzschiana que adotamos desde o início. Nota-se que todas essas modificações e caracterizações dos conceitos Bem e Mal são desenvolvimentos daquela primeira caracterização realizada por Platão. Resta, portanto, ir além de um pensamento que nos leva a considerar o mundo sob a ótica de bem contra o mal. É o que Nietzsche propõe ao escrever um livro que se intitula "Além de Bem e Mal", a supressão do Bem, ou seja, daquele mundo verdadeiro que desejava Platão. Mas não é só isso. Nietzsche também suprime o conceito Mal, o mundo falso platônico. Assim, se tanto o Bem é suprimido, deixa de existir como algo que necessariamente deva existir, o seu oposto, o Mal, também cessa sua existência. Para Nietzsche, portanto, o homem deve criar um novo jeito de dizer o mundo, uma maneira nova que vá além da dicotomia e do conflito entre algo que venha do Bem e algo que venha do Mal. Não há nada que garanta que algo seja uma bondade ou uma maldade em si, sem antes haver um conflito de interesses. O que podemos notar a partir do pensamento de Platão, é que nossas atitudes e nossa ética decidiam-se por conceitos caracterizados previamente a uma ação, sendo Bem e Mal algo já existente e norteador dessas mesmas ações. Nietzsche propõe um retorno ao pensamento que encontramos nos pré-socráticos, em que as atitudes eram avaliadas posteriormente a sua execução, e não o contrário. Assim, Bem e Mal podem ser caracterizados como algo circunstancial. Dois ou mais atos, aparentemente semelhantes, podem receber uma avaliação diferenciada, de acordo com a circunstância do acontecimento

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