TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Pitágoras

Trabalho Escolar: Biografia De Pitágoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  2.186 Visualizações

Página 1 de 3

PITÁGORAS

A história de Pitágoras é cheia de mistérios! Há poucas imagens de seu rosto, Ninguém sabe ao certo como ele morreu e nem se histórias que contam sobre ele são verdadeiras.

Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a .C na ilha de Samos, na região da Grécia. Provavelmente, morreu em 497 A.C em Metaponto na Itália.

Ele fundou uma associação religiosa e secreta, foi perseguido por suas idéias e odiava ser contestado. Percebeu a harmonia dos sons e criou o mais famoso teorema da matemática, que tornou mais precisas as construções. Suas descobertas revolucionaram a matemática e o conhecimento humano.

Tudo começou quando adulto, foi até ao Egito e a Babilônia para aprender matemática, pois egípcios e babilônios faziam cálculos complexos para construir prédios, por exemplo. Para eles, os cálculos deviam dar a resposta certa. Mas, Pitágoras queria entender os números e não apenas utilizá-los.

Voltou à ilha de Samos para fundar uma escola de filosofia e matemática e buscar o significado dos números. Criou a escola Semicírculo de Pitágoras onde lá ensina apenas um aluno. Viu que precisava ensinar mais pessoas, ele foi para Crotona, cidade no sul da Itália (fica no lado de baixo em relação a metaponto), e fundou a Irmandade Pitagórica, associação religiosa e filosófica com cerca de 600 membros, os pitagóricos.

Os pitagóricos trocavam conhecimentos sobre temas variados. Eram inteligentes, deviam entender ensinamentos e dar novas idéias. As descobertas dos pitagóricos:

• Números irracionais, Álgebra e Geometria (a classificação dos números em: primos e compostos, pares e ímpares, amigos, perfeitos e figurados; o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum; que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a dois ângulos retos; se um polígono tem n lados, então a soma dos ângulos internos do polígono é igual a (2n - 4) ângulos retos)

• E o tão famoso Teorema de Pitágoras: Ao observar os triângulos retângulos (que têm um ângulo de 90 graus, chamado ângulo reto), o filósofo notou que eles obedecem a uma lei matemática. A soma dos quadrados dos catetos (lados menores do triângulo) é igual ao quadrado da hipotenusa (lado maior): a 2 + b 2 = c 2.

Chineses e babilônios usavam o teorema há mil anos, mas desconheciam a possibilidade de aplicá-lo a todo triângulo retângulo. Pitágoras foi o primeiro a provar isso com argumentos matemáticos inquestionáveis. O teorema facilitou e tornou mais precisas as construções. Ao saber a medida de dois lados de um triângulo retângulo, é possível descobrir a do terceiro sem medi-lo — basta usar o teorema.

A Irmandade Pitagórica comemorou a descoberta, mas a celebração durou pouco. Cilon, homem que não conseguiu entrar na Irmandade Pitagórica, comandou uma revolta. A casa da Irmandade foi cercada e incendiada, onde Pitágoras e alguns pitagóricos morreram. Como toda a vida do matemático, sua morte também é bastante enigmática. Uma outra versão conta que ele escapou e se refugiou na cidade de Metaponto, onde morreu mais tarde de causa desconhecida.

Ditos Pitagóricos:

"Tudo é número"

"Anima-te por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com